Mutirão dos Bairros já está em ação; amanhã população será atendida

Praça Felisberto Fernandes da Silva está limpa, para montagem das tendas de atendimento

 A Praça Felisberto Fernandes da Silva, mais conhecida como Largo de São Mateus, já foi limpa e nas próximas horas serão instaladas as tendas que vão receber os serviços de atendimento à população. O Mutirão dos Bairros será realizado amanhã, sábado, das 9h às 15h.

É um projeto da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que vai beneficiar todas as 32 subprefeituras da Capital, nos próximos meses. A primeira região a receber o Mutirão é São Mateus. Hoje à tarde, o prefeito Bruno Covas se encontra com lideranças comunitárias, políticas e empresariais, na sede da Subprefeitura, para discutir os problemas da região e que soluções serão possíveis de ser adotadas. Amanhã, ele participa visita a Praça Felisberto Fernandes ao meio-dia.

No Mutirão dos Bairros, serão diversos serviços à disposição dos moradores de São Mateus e região. A Cohab terá uma tenda de atendimento, para fazer transferência de propriedade, entregar termos de quitação, segunda via de contratos e renegociação de dívidas. Durante o evento, serão entregues 97 termos, para moradores do Jardim da Conquista.

No espaço de atendimento da saúde, quem for ao Largo de São Mateus vai receber informações sobre chikungunya, zika, dengue, leptospirose e doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, entre outras. Haverá vacinação contra sarampo, tétano, difteria e febre amarela.

A população também terá acesso aos serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com informações sobre programas de transferência de renda como o Bolsa Família, além de receberem orientações sobre outras políticas públicas de acordo com o perfil de cada um.

Quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho poderá ser atendido pela equipe da unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho. Quem participar da ação também poderá emitir a primeira e segunda via da carteira de trabalho, orientações sobre o seguro desemprego e sobre o Microempreendedor Individual (MEI).

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos participa da ação por meio da Unidade Móvel de Cidadania LGBTI, que oferece atendimento às vítimas de violência, agressão ou de discriminação por causa do gênero ou orientação sexual. A iniciativa também contará com a participação do ônibus lilás, que presta atendimento a mulheres vítimas de violência. Uma tenda será montada no local, e os participantes poderão esclarecer suas dúvidas junto a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e a Coordenação de Políticas para Idosos. Técnicos do Núcleo de Direitos Humanos também farão atendimentos de ouvidoria.