População aproveitou o Mutirão nos Bairros, em São Mateus

Tendas de atendimento prestaram diversos serviços públicos, com rapidez.

Centenas de pessoas se revezaram na Praça Felisberto Fernandes da Silva, no sábado, para participar do evento. Em um balanço ainda parcial do Mutirão nos Bairros, que teve a primeira edição realizada na área da Subprefeitura São Mateus, teve participação de 210 pessoas, 14 veículos e caminhões, mais 50 caminhões da empreiteira Soma, que presta serviços à Prefeitura.

Das 9h até por volta das 14h, quando os trabalhos, que deveriam ir até às 15h, foram interrompidos por uma forte chuva, foram ofertados diversos serviços públicos, em tendas armadas na Praça Felisberto Fernandes da Silva e em ônibus e vans estacionados ao lado do posto da Polícia Militar.

A Subprefeitura realizou ações de varrição, raspagem das ruas para retirada de terra, remoção de entulho em pontos viciados e de faixas irregulares. Também teve operação tapa-buraco, corte de grama, poda de árvores, limpeza mecânica de galerias com hidrojato e limpeza manual de córregos.

"Reunimos aqui a ação de zeladoria que é o cuidar a cidade com as ações sociais que é o cuidar das pessoas, que é o trabalho que a Prefeitura tem de fazer", disse o prefeito Bruno Covas, que acompanhou as ações na tarde de sábado. "Vamos ter 12 mutirões de zeladoria em cada fim de semana e em um deles teremos essa ação concentrada com atendimentos sociais", explicou.

A população aprovou o Mutirão nos Bairros. Marcela Messias foi retirar o termo de quitação de seu imóvel na tenda da Cohab-SP e ficou satisfeita. "Faz tempo que espero esse documento e hoje pude pegar pertinho de casa", comemorou ela.

Já Edézio Rosal Amorim nem pensava em medir pressão arterial, mas estava passando pela praça para ir ao supermercado e resolveu dar uma parada no atendimento da Saúde e aproveitou pra fazer o exame. "Aqui foi mais fácil", comentou.

Social

Entre as pessoas que foram ver de perto os serviços do Mutirão, algumas vieram de longe. A venezuelana Carolina Quintana, em visita ao Brasil, achou muito bom ter um ônibus biblioteca tão perto e aproveitou para pegar dois livros. Dois haitianos eram atendidos por volta de 11h30 na tenda do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho , para a confecção de documentos para emprego. Também ofereceu serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, assim como orientação sobre o programa Tem Saída e como acessar o seguro desemprego. Os empreendedores da região também foram atendidos com informações sobre como formalizar uma empresa e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ofereceu uma unidade itinerante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para realizar o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade. A população também pode receber informações sobre programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e orientações para outras políticas públicas, de acordo com o perfil de cada um.

Disponibilizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, uma unidade móvel de cidadania LGBTI fez atendimento às vítimas de violência, agressão ou de discriminação por gênero ou orientação sexual. O Ônibus Lilás, que presta atendimento a mulheres vítimas de violência, também esteve presente na ação. Houve ainda uma tenda na qual os munícipes puderam esclarecer dúvidas com profissionais da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e a Coordenação de Políticas para Idosos.

Saúde

Durante todo o período aconteceu vacinação contra febre amarela e orientação sobre roedores, arboviroses e eliminação de criadouros, além de exposição de animais sinantrópicos (abelhas e carrapatos). Foram distribuídos folhetos educativos sobre vigilância ambiental e em um trailer do programa DST/AIDS foram realizados testes rápidos. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde distribuíram preservativos, mediram pressão arterial e realizaram ações educativas, práticas integrativas como reiki, cromoterapia e auriculoterapia.

Cultura

O Ônibus da Cultura também integrou o Mutirão nos Bairros, com a biblioteca móvel, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, iniciado em dezembro, que percorre 12 roteiros regulares, tem acervo variado formado por livros, jornais, revistas e mangás.

Também houve ações da Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e da COHAB.

O Mutirão nos Bairros agora segue com participação das outras 31 Subprefeituras.

Na chegada ao Muritão nos Bairros, o prefeito Bruno Covas conversa com populares. Ele vai percorrer todas as tendas de atendimento. Veste camiseta cinza claro e calça preta, está de tênis, tem o cabelo raspado, usa barba. À esquerda, uma mulher de cabelos loiros, abaixo do ombro, presos, pulseiras coloridas, gesticula ao lado, falando com o prefeito. à direita, um homem também gesticula, conversando com Covas. Atrás, várias pessoas acompanham o prefeito

Prefeito Bruno Covas visita o primeiro Mutirão nos Bairros, em São Mateus.

O subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, conversa com um grupo de três mulheres que estão sentadas em um banco de concreto, na praça. Há mais uma em pé. A do meio fala com o subprefeito. A da esquerda sorri. As outras duas expressam um ar de satisfação. A primeira da esquerda usa um vestido de estampas preto e branco. A do meio, no banco, usa blusa com estampa florida em rosa, fundo preto. A terceira usa blusa preta e uma calça com estampas de flores rosa e folhas, com fundo preto. A da direita usa óculos, tem cabelos ruivos longos, blusa também com estampa florida de rosa e amarelo, fundo preto. Veste calça jeans. Ao fundo, tendas de atendimento com várias pessoas em pé, ao redor e sentadas. Mais ao fundo, o ônibus Lilás, e pilastras da linha do Monotrilho.

Subprefeito Roberto Bernal circulou o tempo todo pela praça, conversando com a população.