Operação contra "pancadões" dá resultados

Dois bares fechados e três prisões efetuadas, por jogo clandestino. O dono de um bar está entre os presos.

A primeira blitz conjunta entre fiscalização das Subprefeituras, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros esteve em cinco endereços e fechou dois bares, na região da Subprefeitura São Mateus, na quinta-feira à noite.

Essa operação foi proposta pela chefe do 9º Comando de Policiamento de Área Metropolitana, o CPA/M-9, coronel Daniele Cristina Oliveira de Freitas, que após uma primeira reunião, em 2 de abril, já marcou a ação inicial de fiscalização conjunta, para dois dias depois. O chefe de gabinete da Subprefeitura São Mateus, José Antonio De Angelis, coordenou a equipe de fiscalização municipal, que atuou nesta blitz.

O primeiro ponto de "pancadão" fiscalizado foi  na Avenida Mariana de Souz Guerra,  o segundo, o Bar Moabio, na Rua Bento Pires Ribeiro, o terceiro, na Avenida Miguel Ferreira de Melo, o quarto e o quinto, na avenida Maria Luiza do Val Penteado, esquina com a rua Amália Cordelli Cardenutto. Dois dos estabelecimentos fiscalizados foram fechados, por irregularidades. Foram efetuadas três prisões, de dois homens que jogavam em uma máquina eletrônica, o chamado caça-níquel, e o dono de um bar.

Com esse tipo de blitz, a Prefeitura fiscaliza o alvará de funcionamento dos bares, o Corpo de Bombeiros checa a segurança dos estabelecimentos, a PM verifica se há menores de idade consumindo bebida alcoólica, se há venda de drogas, se a Lei do Silêncio é cumprida, aborda e faz a checagem de cidadãos suspeitos.

Os "pancadões" geralmente são realizados em frente a bares irregulares. Trazem vários transtornos à vida das pessoas, como excesso de barulho, execução de músicas com teor desrespeitoso, consumo de bebidas alcoólicas e drogas, orgias sexuais, inclusive com a participação de menores de idade, fechamento de ruas, deixando moradores ilhados.

Quem mais sofre com esse tipo de problema são os idosos e trabalhadores que precisam levantar cedo e não conseguem dormir, pois o pancadão vai até altas horas da madrugada.

viaturas da Polícia Militar, com luzes de alerta acesas bloqueiam rua, em frente ao que deve ser um bar, que está com a porta de ferro aberta e iluminado. Um policial está indo em direção à porta, de costas, entre os dois carros policiais. Ao fundo, alguns homens observam. Só está visível a cabeçadeles, acima do teto da viatura. Um guarda civil metropolitano está em pé, também ao fundo, ao lado de um carro da GCM. No outro lado da rua, imagem desfocada de três policiais.