População deve descartar o lixo, sem criar problemas

Prefeitura mantém o Cata Bagulho, com data certa para recolher objetos inservíveis de grande porte.

Queimar sofá, móveis velhos, colchões? Nem pensar. A queima gera poluição e libera gases tóxicos, que prejudicam a saúde. Jogar na beira de um córrego ou terreno baldio, pior ainda. Vai causar enchentes, ou acumular água, facilitando a proliferação do mosquito da dengue e também servir de esconderijo para outros bichos perigosos, como escorpiões, aranhas, ratos e baratas. Além, é claro, de deixar a cidade feia e degradada. Todos devem colaborar para que isso não aconteça. Infelizmente, muitas pessoas ainda agem dessa maneira, colocando a saúde e o bem estar da população em risco.

O que fazer, então, quando esses materiais já não servem mais dentro da nossa moradia? A prefeitura mantém o Cata-Bagulho, um serviço gratuito, realizado em todas as Subprefeituras, para impedir o descarte em local irregular de móveis velhos, eletrodomésticos quejá não funcionam, pedaços de madeira e metal. Jogados nas ruas, calçadas, nos córregos e terrenos baldios, prejudicam a conservação do espaço público e ajuda a causar enchentes. O descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 15 mil, em caso de flagrante.


Entre os materiais recolhidos pelo serviço Cata-Bagulho estão: móveis velhos (camas, armários, sofás, entre outros), colchões, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal. Não são recolhidos: entulho, lixo domiciliar, rejeitos de jardinagem, alimentos.


O Cata-Bagulho segue uma escala em cada Subprefeitura, não sendo aberto para solicitação individual pelos cidadãos. A coleta ocorre aos sábados. Pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Veja a programação da sua Subprefeitura, aqui no link São Mateus.
Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes precisam colocar os objetos a ser recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação, checando os horários e as vias que serão percorridas, para não haver desencontro.


Nas próximas postagens, vamos falar do Ecoponto, lixo eletrônico, lixo industrial e hospitalar. Acompanhe, compartilhe e ajude a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de descartar qualquer tipo de rejeito de forma regular.

Pedaços de uma mesa de computador foram jogados no gramado do canteiro central de uma rua. Outras placas finas de madeira também foram lançadas no local. Entre a sujeira, dois troncos de árvores novas.

Lixo jogado no canteiro central, deixa a rua com mal aspecto, serve de esconderijo para insetos e ratos