Canalização e tratamento de esgoto no Parque das Flores

O Programa Córrego Limpo, projeto do Governo do Estado, da Prefeitura de São Paulo e da Sabesp, tem o objetivo de aprimorar os sistemas de coleta de esgoto.

A Sabesp executa obras para ampliar as redes já existentes, eliminar os lançamentos irregulares em córregos e galerias de águas pluviais, assim como melhorar as condições dos sistemas de envio de esgotos para as estações de tratamento, além disso, também favorece ao aumento de residências conectadas à Sabesp, ou seja, mais esgoto coletado e tratado.

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, o Programa Córrego Limpo está em pleno desenvolvimento em São Mateus. Um bom exemplo é o trabalho realizado no Parque das Flores, no Parque São Rafael. A limpeza, manutenção e desobstrução das redes de esgoto acontecem após um processo de filmagem, que verifica defeitos e ramais que não estão conectados à rede.

Esse trabalho é de extrema importância pois, evita que o esgoto fique a céu aberto, assim como regulariza todas as redes irregulares de água de chuva e esgoto.O esgoto que antes ia direto para o córrego, ainda sem nome, que faz parte da cabeceira do Caguaçu, a partir dessa intervenção, a rede de esgoto é interligada ao coletor tronco e o esgoto levado para tratamento.

O objetivo é que 100% dos imóveis do Parque das Flores estejam conectados à rede da Sabesp, ou seja, totalmente regularizados. Segundo o Subprefeito de São Mateus, “a meta não é atingir o 100% só no Parque das Flores, mas chegar muito próximo a isso em toda a região de São Mateus, atualmente temos apenas 12% de esgoto tratado, isso é muito pouco quando falamos em saúde pública”.

Além da tecnologia e dos procedimentos dos profissionais da Sabesp, a colaboração da população na conservação das instalações é fundamental. A rede coletora, por exemplo, é imprescindível para afastar os esgotos, evitar doenças e despoluir o meio ambiente, principalmente os córregos e rios da cidade.

Com a conexão da rede coletora, alguns cuidados devem ser tomados. Nos serviços de desobstrução das tubulações de esgotos são encontrados absorventes, papel higiênico, fraldas, ponta de cigarro e restos de alimentos. Isso porque muitos clientes usam a rede de forma indevida.Um outro problema é fazer a ligação da rede de esgotos à saída de água das chuvas.

Como a instalação não é dimensionada para esta finalidade, é comum ocorrerem refluxos de esgotos e inundações internas. Por isso é importante que a população contribua com o trabalho do poder público, não depositando lixo e entulho em margens ou dentro dos córregos, assim como cuidar das instalações em suas residências.

A ação de jogar lixo na rua provoca um grande desequilíbrio ao meio ambiente e à saúde da população, pois a sujeira acumulada provoca mau cheiro, transmite doenças, atrai ratos, baratas além de contribuírem com as enchentes.Para combater a poluição, as ações são integradas e abrangem a interligação de imóveis à tubulação da Sabesp, prolongamento de redes coletoras e a retirada de lixo e entulho dos córregos.

A primeira ligação de esgotos é sempre gratuita. Os moradores devem observar se o imóvel está abaixo do nível da rua e consultar a Sabesp sobre a possibilidade de ligação.