Asilo clandestino é fechado em São Mateus

 

Após receber denúncia de maus tratos, a Subprefeitura de São Mateus, através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento (CASD), Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar (55º Distrito Policial situado no Parque São Rafael), realizou uma vistoria, no dia 09 de setembro na Casa de Repouso Alicia, localizada na Rua Felipe Cotrim 131, no bairro Vera Cruz, Distrito de São Rafael.
 
Ao chegarem constataram que a casa não oferecia as devidas condições, de acordo com a legislação estabelecida pelo Estatuto do Idoso, para abrigá-los. Escadas sem corrimão, infiltrações nas paredes, banheiro sem apoio ao redor do box, quartos pequenos, difícil acesso para a rampa da escada e o fator principal para os asilados, pouca ou nenhuma luz solar.
 
A casa acolhia em torno de quatro idosos, que apesar de serem bem cuidados, não é o suficiente para manter o asilo em funcionamento, pois além de não possuir a estrutura física, citada acima, também não possui médicos, enfermeiros, nutricionistas e geriatras para acompanhamento e atenção necessária.
 
A Subprefeitura e o delegado do 55º Distrito Policial Alexandre Bento já contataram os parentes das pessoas abrigadas para que seja feita a transferência dos  idosos para outro lugar, desde que seja regularizada e dentro da legislação. Se isso não ocorrer (a retirada dos idosos), o caso será levado à Delegacia do Idoso que tomará as devidas providências.