Agricultura Urbana em São Mateus

Agricultura urbana em São Mateus garante produção de alimentos em áreas ociosas. Ao todo são mais de 30 hortas distribuídas entre áreas municipais e terrenos concedidos pela Eletropaulo nos distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi que cultivam hortaliças para garantir o consumo familiar e a geração de renda.

 A Subprefeitura São Mateus, através da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras/Supervisão Geral de Abastecimento (Abast) em parceria com o Departamento de Agricultura e Abastecimento promove o monitoramento e a assistência aos agricultores instalados em seis áreas municipais. A intenção é estimular a produção de alimentos, promover a geração de renda e garantir o abastecimento local.

Na região central de São Mateus, bem próximo ao comércio da Av. Mateo Bei, na Rua Professor José Décio Machado Gaya, pode-se encontrar a horta de Genival Farias, 63 anos. Na área municipal de 7.500 m², Genival cultiva banana, quiabo, alface, rúcula, couve e ervas aromáticas. O escoamento da produção é feito diariamente através da venda aos moradores da região. Os produtos cultivados sem adição de fertilizantes químicos chegam ao consumidor com mais qualidade nutricional e preços acessíveis.

Feira da Agricultura Limpa
Outro ponto de venda dos agricultores da região está na Feira de Agricultura Limpa, realizada todos os sábados, das 7h00 às 12h00, no Parque do Carmo. O objetivo da ação é aproximar os produtores e consumidores, garantindo alimento fresco e saudável por um preço justo. Todos os produtos comercializados são cultivados de acordo com as técnicas agroecológicas de produção, sem uso de adubos e defensivos químicos e são produzidos na região de São Mateus.
No local pode-se encontrar uma grande variedade de produtos como Alface, Repolho, Cenoura, Acelga, Almeirão, Espinafre, Rúcula, Rabanete, Beterraba, Catalonha, Cebolinha, Coentro, Salsinha, Abobrinha, Chuchu, , Alho-poró, Jiló, Batata Doce, Milho, Feijão, Couve, Banana Nanica e Prata e Plantas Medicinais.

SAIBA MAIS

Programa Agricultura Limpa
O Programa Agricultura Limpa foi criado em 2010 para incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos. Ainda no mês de setembro do mesmo ano, foi criado através de decreto municipal, o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o Governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.
Aderindo ao protocolo, os produtores recebem apoio da Prefeitura para converter sua produção e o direito de utilização do Selo de Indicação de Procedência Guarapiranga – a Garça Vermelha – que identifica os produtos procedentes da agricultura paulistana, cultivados segundo as boas práticas agroambientais.

Casas Da Agricultura
Para realizar o trabalho de assistência aos produtores existem as Casas de Agricultura Ecológica – CAE. Instaladas próximo às áreas produtivas da cidade, possuem técnicos especializados para orientar os agricultores sobre práticas e técnicas de cultivo, desenvolvimento dos sistemas agrícolas e comercialização da produção.
Além da prestação de serviço nas unidades das Zonas Sul, Leste e Norte, os profissionais das Casas de Agricultura realizam também visitas individuais nas propriedades, para identificação de pragas e doenças, análise do solo, identificação de problemas nutricionais e correção da adubação e recuperação da mata ciliar.
A CAE Leste está localizada na Av. Imperador, 1900, tel.: 2280-9200.