Programa de Metas terá acompanhamento pela Internet

Prefeitura oferecerá acesso pela Internet ao sistema de gestão das ações propostas. Será possível consultar a situação de cada meta, com acesso a informações como orçamento, empresas responsáveis e previsão de conclusão.

 A população de São Paulo poderá acompanhar de perto a execução do Programa de Metas 2013-2016, divulgado terça-feira (26) pelo prefeito Fernando Haddad. A Prefeitura disponibilizará pela Internet informações detalhadas sobre o andamento de cada uma das 100 metas, por meio do Simesp, sistema de gestão informatizado que irá controlar o fluxo de implementação de projetos da administração municipal. A tecnologia possibilitará transparência na execução dos objetivos propostos no programa.

A consulta poderá ser realizada por qualquer cidadão que tenha acesso à Internet, a página possibilitará o acesso ao cronograma, mapas, gráficos, informações orçamentárias, empresas, órgãos responsáveis e até fotos de obras.

A estrutura do Simesp é baseada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), portal operacional que trata do orçamento e monitoramento de propostas na área da educação. O Simec, vencedor de diversos prêmios de sistemas de gestão pública do Brasil, possui código aberto e é disponibilizado gratuitamente pelo governo federal. Atualmente, é utilizado por mais de dez órgãos da União. A Telebras e o SENAI também usam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras.

O sistema está sendo customizado para atender às necessidades administrativas da Prefeitura de São Paulo. A etapa atual é de abastecimento de informações. O objetivo é lançar o Simesp para o acompanhamento do Programa de Metas e gradualmente expandi-lo para todas as áreas do governo municipal. A implantação ocorrerá por etapas, com a inclusão de módulos e funções adicionais.