São Mateus é campeão da 3ª Gincana de Amamentação

 

A 3ª Gincana de Amamentação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, em comemoração à Semana Mundial de Amamentação, foi realizada no ginásio de Esportes da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), em Itaquera. Apesar da chuva que não deu trégua na última sexta-feira, 08 de agosto, representantes da área de saúde das subprefeituras São Mateus, Itaim, Itaquera, São Miguel, Ermelino Matarazzo, Guaianazes e Cidade Tiradentes, apresentaram com muita alegria as duas tarefas que dariam o título à subprefeitura campeã.

O tema da campanha deste ano foi Apoio à mulher e o slogan “Se o assunto é amamentar: Apóio à mulher em primeiro lugar”. Uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Unicef, a Semana Mundial de Amamentação ocorre em 120 países. No Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com participação efetiva das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Paulista de Pediatria e organizações não-governamentais. A disseminação da necessidade de amamentar e as vantagens que isso pode oferecer às crianças é a maior preocupação da OMS e dos profissionais da saúde.

Desde cedo, representantes das subprefeituras envolvidas se aglomeravam no ginásio da Unicastelo, cada equipe com uma cor diferente: rosa, laranja, verde, azul, vermelho, roxo e branco. As equipes se dispuseram a levar a importância de amamentar e mostrar a relação do aleitamento com a redução da mortalidade infantil. Cerca de 2500 pessoas fizeram apresentações culturais e blocos carnavalescos temáticos para uma comissão julgadora que premiou os melhores ao final do evento que contou com a presença do prefeito de São Paulo, do subprefeito de São Mateus , Professora Rute Casati -representando o reitor da Unicastelo, Prof. Dr. Gilberto Lins Moraes Selber, Dr. Henrique Sebastião Francé- Coordenador Regional de Saúde Leste, Dra. Cléa Leone- representando a Coordenação da atenção Básica e as Áreas Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Luis Codina- representante da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) no Projeto de Segurança Humana, Dra. Vilma Venâncio Moreira- Coordenadora adjunta da Atenção Primária em Saúde (Santa Marcelina) e representando irmã Monique Bourget - Coordenadora da Atenção Primária em Saúde. 

A equipe de São Mateus em sua apresentação cultural levou ao público uma peça teatral em que duas super-heroínas ajudam mães de diferentes estados brasileiros a derrubar os diversos mitos que existem ao redor do aleitamento materno. Para o bloco carnavalesco a grande surpresa, com uma entrada triunfal, sob fogos de artifício e comandado pela bateria - mirim da escola de samba Rosas de Ouro, as mães que amamentam através do tempo, ou seja, desde a idade da pedra, passando pelas mães atuais e chegando ao futuro foram representadas em suas fantasias.

O resultado cantado (“É Campeão, É Campeão!!!”) pelas pessoas que desfilaram foi alcançado. Em primeiro lugar São Mateus; em segundo, Ermelino Matarazzo; e em terceiro, Itaquera. O subprefeito, que prestigiou o evento desde o início, recebeu a placa de campeão e com muita alegria mostrou aos representantes  de São Mateus. Além disso houve premiação para as diversas categorias, destaque, desempenho, animação, entre outras. Mas, segundo Dr. Francé “o grande vencedor nessa gincana foi o aleitamento materno”.
Vale lembrar que nos dois anos anteriores, São Mateus já se destacava como a subprefeitura que apóia o aleitamento materno, campanhas e trabalhos de orientação junto às mães existem em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e os resultados são visíveis na queda da taxa de mortalidade em crianças menores de um ano.