Conselho tutelar na subprefeitura São Mateus

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Seu principal objetivo é atender crianças e adolescentes, aconselhar os pais e responsáveis nas hipóteses previstas e aplicar medidas certas. Em funcionamento desde o dia 06 de junho, na sede da Subprefeitura São Mateus, está com uma nova gestão.

De acordo com o subprefeito “ter órgãos como o Conselho Tutelar dentro da subprefeitura possibilita um melhor atendimento à população. A junta militar é um exemplo de sucesso aqui no prédio”.

O estatuto também presta os serviços de proteção à criança e ao adolescente, busca e apreensão monitorada pela polícia e acompanhada por uma assistente social, tendo primeiramente o atendimento com os conselheiros e depois encaminhamento ao psicólogo.

Segundo os conselheiros, várias denúncias são registradas, das quais a maioria é sobre maus tratos, espancamentos, falta de higiene e alimentação, sendo que a demanda maior é falta de vaga em creches ou escolas.

Quando os conselheiros recebem ligações que poderão causar algum dano à vida da criança e do adolescente, o principal fator é pedir o nome da pessoa e o endereço, para que seja feita uma verificação e logo após uma notificação.

A anomalia principal entre as famílias é a falta de diálogo, trabalho e estudo, sendo que muitos desses problemas tornam o adolescente rebelde sem ter o principal respeito pelos pais ou responsável.

Os conselheiros sempre estão disponíveis para ajudar em cada situação, mostrando que mesmo com problemas toda família tem deveres e direitos. Para tirar dúvidas ou fazer denuncias o telefone é: 61172416 de segunda a sexta das 8:00 às 18:00.