Polícia prende motorista em flagrante ao despejar entulho em São Mateus

 

A Polícia Civil e a Fiscalização da subprefeitura São Mateus, flagraram no dia 24 de julho um caminhão modelo VW 13130, placa CGR 3201-SP, despejando irregularmente entulho em área pública, na região da avenida Riacho dos Machados, 737, em uma ação que contou com o apoio dos policiais Jairo Moura e Silvio Cavallaro, do SIG 8º Delegacia Seccional de São Mateus.

 
Os fiscais da subprefeitura faziam fiscalização com o objetivo de coibir o despejo de entulho em um local próximo, quando avistaram o movimento do caminhão, que ao se posicionar foi pego em flagrante com a caçamba levantada. No local onde foi descarregado o entulho passa uma tubulação da Petrobrás. A empresa fixou uma placa que informa a proibição, mas mesmo assim é possível ver montes de lixo acumulado.

 
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao motorista  A. J. S. que não se manifestou sobre os fatos e nem apontou o local de onde vieram os detritos, a empresa ou pessoa. Ele foi autuado pela prática do crime previsto no artigo 54, 2º parágrafo, inciso V, da lei 9605/98 (crime ambiental). O motorista foi encaminhado à 69ª Delegacia de Polícia onde está preso e sem direito a fiança.
 
A prática de despejo irregular de entulho em São Mateus é algo que toma conta de vários bairros. Essa prisão mostra que a prática desse crime por mais difícil que seja fazer o flagrante, chega um momento em que a prática criminal acaba sendo descoberta.
 
Para a população fica o alerta de que despejo irregular de entulho é crime, e além disso, pode trazer malefícios para a natureza, pois muitas vezes o lixo contamina os lençóis freáticos, causando poluição das águas e acarretando um transtorno ainda maior.
 
Os policiais que efetuaram a prisão alertam aos munícipes que não sejam cúmplices de tal ato. Não aceitem dinheiro em troca do silêncio, não permitam que os caminhões façam o despejo em áreas públicas e áreas privadas.