Brinquedoteca é inaugurada em São Mateus

 

O Pronto Atendimento (PA) São Mateus II, localizado à rua Maestro João Balan, 88, inaugurou no dia 15 de julho a brinquedoteca “Juliana pra lá de bacana”. É a primeira de São Mateus e das 76 existentes é a primeira em área hospitalar municipal. O objetivo ao criar esse espaço é fazer a inclusão social de crianças portadoras de necessidades especiais, com o investimento em ações sociais e trabalho voluntário.

Juliana pra lá de bacana é uma homenagem a uma criança, de nome Juliana, que viveu no interior de São Paulo, na cidade de Indaiatuba. Sua história tem uma mistura de luta contra o câncer (leucemia) e alegria de viver. Da descoberta da doença, passando por tratamento e seu falecimento, foram poucos dias, 52, e nessa caminhada virou poetisa e encantou a todos os médicos e enfermeiras do Hospital do Câncer, o Centro Boldrini, em Campinas, com  sua luz e energia.

O subprefeito de São Mateus endossa o coro a favor de ambientes de descontração para crianças em hospitais e unidades de saúde “a doença é uma das coisas mais difíceis de suportar, quando acontece com crianças é pior ainda, a brinquedoteca é uma idéia muito boa e deve ser seguida, nossa intenção é ampliar esse serviço para outras unidades”.

O médico responsável pelo PA São Mateus II, Dr. Vagner Vasconcelos, diretor técnico, disse que o trabalho efetuado pela
Secretaria Municipal de Saúde é muito importante, pois nesse espaço os médicos podem cuidar das crianças ao mesmo tempo em que elas brincam. “Graças a essa iniciativa do governo e de parceiros o tempo de tratamento tem diminuído bastante”.

O tempo de recuperação de crianças que utilizam esse espaço, assim como a convivência com os pais são fatores que auxiliam na redução da internação e favorece na recuperação da criança. “Já existem estudos que comprovam a eficácia do tratamento”, argumenta a coordenadora do Hospital Dra. Elisabete Michelete.

De acordo com a madrinha da brinquedoteca e autora do livro que deu nome ao espaço, Dra. Cláudia Cotes, pedagoga “é importante existir locais como este em todos os estabelecimentos, está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que toda criança tem direito de brincar em qualquer lugar”.