Projeto social no Terminal São Mateus

A subprefeitura São Mateus, através da Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento, em parceria com a ONG Associação de Moradores do Jd. Santa Lucia e a Metra, retomaram as atividades no Espaço Parada Cidadã, localizado no Terminal Metropolitano de São Mateus.

Este trabalho social é mantido pela Metra e apoiado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e nasceu com o objetivo de atender menores em situação de rua, em sua maioria provenientes da região de São Mateus e que atuam nos semáforos de Santo André – mais especificamente na região da Parada Itamarati do Corredor de Trólebus – vendendo balas, lavando vidros de carros, pedindo esmolas ou “pegando rabeira” nos trólebus.

Durante algum tempo o Espaço Parada Cidadã ficou inativo, porém, a reinauguração marca a retomada das ações com os menores e seus familiares. Artes visuais, estudos sociais, estudos do meio ambiente, conceitos de saúde, recreação, reforço escolar, dança, teatro e música são algumas das atividades que serão desenvolvidas com os participantes.

As aulas estão programadas para acontecerem todas as terças, quartas e quintas, além dos eventos esporádicos que acontecerão com os familiares dos menores. Os agentes sociais se encarregarão não só de ministrar as oficinas, mas também de abordar as crianças nas proximidades do Corredor e dos terminais, para encaminharem para o Espaço.

A idéia é que aos poucos os trabalhos se estendam e envolvam também os funcionários da Metra, capacitando-os para que saibam agir com os garotos ou até mesmo se tornem monitores de algumas oficinas.

É um trabalho muito bonito e de extrema importância, pois os jovens são o futuro do país, se nós não olharmos por eles o que será do amanhã?”, emociona-se o subprefeito.