São Mateus elege representantes para Conselho de Meio Ambiente

A I Conferência de Meio Ambiente de São Mateus, realizada no CEU São Rafael, no último dia 31 de maio, sábado, das 9 às 15 horas elegeu seus 12 representantes da sociedade civil (oito titulares e quatro suplentes) para o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Os representantes do poder público serão indicados pelos secretários das respectivas pastas.
 
O tema da I Conferência Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz foi Água e Sustentabilidade, objetivando a valorização, proteção e preservação dos mananciais de São Mateus.
 
O Conselho  é um instrumento de participação dos representantes da sociedade local, que possibilitará os encaminhamentos das questões sócio ambientais na elaboração de Políticas Públicas de Proteção ao Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, além de preservar o meio ambiente e despertar a consciência ecológica em todos os munícipes, seja nas escolas, nos postos de saúde, nas quadras poliesportivas, enfim, onde quer que haja uma cabeça pensante e preocupada com as nascentes e remanescentes de mata atlântica da região de São Mateus, por isso, durante a Conferência foram apresentadas palestras sobre Movimentos Sociais e Meio Ambiente, dentre elas:
 
- Panorama Geral das Bacias Hidrográficas de São Mateus – Vandineide Cardoso;

- A Mina do Limoeiro - Convivência Sustentável - Maria Jesus Santos;

- Residencial Santa Bárbara: reconhecimento e valorização de suas nascentes - Wilson Nery;

- EE Isaac Schinaiber: Um caso de Amor com o rio Cipoaba – Maria Assunta.

Em uma manhã fria, cerca de 300 pessoas da comunidade compareceram ao evento, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres e portadores de necessidades especiais, o subprefeito de São Mateus, o secretário do Verde e Meio Ambiente, representantes da Supervisão de Saúde, da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento (CASD), da Coordenadoria de Educação, da Assessoria Técnica de Meio Ambiente, da imprensa local e diversas autoridades.

Após as palestras foi servido um lanche ecológico e nutritivo a todos os participantes para que o pleito fosse reiniciado. Com a checagem das urnas, assim como em uma eleição convencional, teve início a votação. Durante aproximadamente 30 minutos a agitação foi total.

Encerrada a votação, o momento mais tenso foi a apuração dos votos. Alguns candidatos andavam o tempo todo, outros ficavam sentados e tentavam transmitir tranqüilidade.

Finalizada a contagem o resultado foi:

1º lugar – Genival Morais de Farias (1º titular);

2º lugar – Andréia Perez (2º titular);

3º lugar – Sueli Rodrigues (3º titular);

4º lugar – Luisa Helena M. Santos (4º titular);

5º lugar – Douglas Alves Mendes (5º titular);

6º lugar – Ana Maria de Aguiar (6º titular);
 
7º lugar – Ana Maria Barbieri Eduardo (7º titular);
           Margarida Maria da Silva Iroy (7º titular);

8º lugar – Isabel Cristina Gomes da Silva (1º suplente);

9º lugar – Rudá Meira Júnior (2º suplente);

10º lugar – Miguel Arcanjo (3º suplente);

11º lugar – Olívios Barchak (4º suplente).

A Conferência foi encerrada com a proclamação dos resultados pelo Subprefeito no horário previsto pelo edital. A comissão eleitoral, formada por representantes da sociedade civil e da subprefeitura São Mateus, tem 10 dias para publicar a ata, marcar a primeira reunião do Conselho, elaborar o regimento interno e normatizar sua forma de atuação. 

Texto Pedro . H .  Lopes