" Aleitamento Materno é tema de palestra em São Mateus "

A Subprefeitura São Mateus, através da Supervisão de Saúde e Comissão de Promoção ao Aleitamento Materno da região, realizou na manhã do último dia 14 de maio, no teatro do CEU São Rafael, uma palestra  sobre o assunto com o tema  “A importância da Amamentação para a prevenção da Síndrome do Respirador Bucal” apresentado pela especialista Doutora Gabriela Dorothy de Carvalho. O objetivo foi incentivar, ainda mais, o aleitamento em São Mateus.
 

Cerca de 120 pessoas, na grande maioria mulheres participaram do evento, que além de conscientizar sobre a importância do aleitamento para a criança, também é um ato ecológico, já que todo o processo de produção de leite em pó, por exemplo, exige grandes esforços da natureza, seja na transformação de matas em pastagens, até a utilização de latas de alumínio para a conservação do produto, sem falar na emissão de poluentes pelos escapamentos dos veículos que fazem o transporte.


 A palestrante, Dra. Dorothy, é conhecida internacionalmente por seu trabalho de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, além de ser uma das maiores divulgadoras e defensoras da amamentação na Brasil. Especialista em Cirurgia Buço Maxilo Facial, Respiração Bucal, Apnéia Obstrutiva do Sono, além de escritora e membro da Unicef.


 Irreverente e de conduta linear, sua apresentação mostrou diversas fotos explicativas sobre a amamentação, sua importância e os problemas que a utilização de bicos artificiais, chupetas e mamadeiras, causam em bebês e crianças, tanto na formação óssea da face quanto dos dentes, os problemas respiratórios que podem ocorrer, assim com as manias que podem surgir.


 Um dos pontos altos de sua apresentação foi quando lembrou da Gincana da Amamentação, que ocorre em São Mateus, e que em 2008 irá para a terceira edição.  “Foi inesquecível, se pudesse faria isso todos os dias, subi no trator e passei por cima de tudo”, emociona-se ao falar do momento em que o rolo compressor passa por cima de todo material recolhido (chupetas e mamadeiras).

 A campanha agrega total a região leste, no ano passado o sucesso foi tão grande que o número de participantes foi limitado, mas para 2008, no mês de agosto, existe a possibilidade de se fazer em um local maior, estuda-se o Expresso Brasil como solução.
 Finalizando sua apresentação, Dorothy diz que já nascemos folgados, a chuquinha faz a criança perder o interesse pelo peito, que quando o faz chega a suar de tanta força, na mamadeira isso vem de graça, e alerta “a criança que mama no peito é mais feliz, muito feliz, muito mais feliz”.


 O trabalho de conscientização ao aleitamento materno é feito com as mães  em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Mateus e recebe doações de vidros e até de leite humano, quem quiser ajudar basta ligar nos telefones 69190200 ou 61130268.

 Segundo o subprefeito Clóvis Luiz Chaves “São Mateus está abaixo da taxa de mortalidade infantil da cidade e o aleitamento materno auxilia na manutenção baixa dessa taxa".

Texto: Pedro H. A. Lopes