São Mateus e CEMAIS se unem na batalha contra a dengue

A Subprefeitura de São Mateus, através da Supervisão de Saúde, continua na batalha contra o mosquito transmissor da dengue, sendo assim; numa iniciativa do Centro de Estudo de Meio Ambiente & Integração Social (CEMAIS), do Corpo Diretivo do Condomínio Residencial Santa Bárbara, do Movimento de Ação Cultura & Ecologia além do apoio de comerciantes e entidades preocupadas com o meio ambiente em São Mateus, realizará no próximo dia 26 de abril, a partir das 9 horas um mutirão nas imediações do condomínio.

O objetivo é passar informações importantes de prevenção e  combate ao vetor do vírus e chamar a atenção para a área de Reserva Florestal (são 41.800 metros) nas imediações do residencial. O mutirão terá acesso à  Reserva e fará a retirada de todo o lixo que possa existir no interior da mata. A ação será compreendida entre a Rua Escorpião, Mariana de Souza Guerra, Adutora do Rio Claro, fundo do condomínio e Rua Sagitário.


 A secretária executiva do CEMAIS Sueli Rodrigues diz que “a preocupação dos condôminos sempre existiu, atualmente a situação no Rio de Janeiro nos preocupou bastante, além da dengue temos diversas nascentes na reserva que formam o córrego Caguaçú, as pessoas utilizam a mata para a prática da caça e uso de drogas ”. Outro fator importante está na Adutora do Rio Claro, segundo informações do CEMAIS o local está sendo usado para despejo irregular de entulho.

Durante o mutirão os moradores serão instruídos a não permitirem esse tipo de irregularidade, a anotarem a placa dos caminhões que fazem o despejo e não aceitarem nenhum tipo de “agrado” para não fazerem denúncia às autoridades.


 Apesar dos dados da Coordenadoria de Vigilância à Saúde da Subprefeitura São Mateus mostrarem que os números de casos confirmados têm diminuído, é muito importante evitar a proliferação dos focos do mosquito, para isso as dicas continuam valendo e são as principais armas contra a doença, entre elas: encher de areia pratos de plantas; guardar garrafas com a boca para baixo; jogar no lixo  todo objeto que possa acumular água; manter fechados tonéis, barris e caixas d´água; lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; entregar pneus velhos para o serviço de limpeza urbana ou guardá-los em local coberto e longe da chuva; remover folhas e galhos das calhas para que não haja acumulo de água e não deixar que a água da chuva fique acumulada em cima da laje.

 

 

Texto : Pedro H. A. Lopes