23º Clube Escola da Cidade entra em operação em São Mateus

 

O Programa Clube Escola tem como objetivo principal transformar os clubes municipais da cidade de São Paulo em extensões das escolas paulistanas, fazer com que os alunos sintam-se em casa após o horário das aulas e possam praticar esportes e atividades sócio-culturais.
 
O projeto já está em funcionamento e vários Clubes Escolas foram inaugurados em São Paulo. Oito projetos pilotos já funcionam nos bairros do Jardim São Paulo, Cambuci, Santo Amaro, Lapa, Pirituba, Mooca, Capão Redondo e Jurubatuba e mais de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas nos mais de 400 Clubes espalhados pela cidade.

Muito tem sido investido nesse projeto, a previsão da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes é que R$ 90 milhões serão aplicados até o final de 2008, o que possibilitará que os usuários tenham a disposição: basquete, futebol, futsal, atletismo, ginástica aeróbica, hidroginátisca, judô, karatê,oficinas de circo, peteca, tênis de mesa, oficinas recreativas, oficinas lúdicas, xadrez, oficinas de dança, skate, voleibol, entre muitas outras atividades, dentre elas o trabalho de inclusão digital.

Em São Mateus o trabalho não é diferente, o Mini Balneário José Maria Whitaker é o primeiro Clube Escola da região. De acordo com o coordenador do Mini Balneário, Sérgio Contier, “esse projeto aumentará ainda mais o movimento e o horário vago das crianças será preenchido aqui  “. Na área de atuação do Balneário estão três escolas da Prefeitura e os alunos farão as aulas de educação física no Clube.

O Clube Escola, inaugurado no dia 15 de abril, foi o terceiro da zona leste em uma semana e contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dos Secretários Municipais de Esporte e da Saúde, respectivamente,  do Subprefeito de São Mateus, Clóvis Luiz Chaves e de autoridades importantes da região de São Mateus .

Na cerimônia o secretário de esportes e o prefeito mostraram sua preocupação com o esporte enquanto ferramenta de inclusão social e elogiaram o trabalho feito entre o Poder Executivo, Subprefeitura e o Legislativo. De acordo com o Subprefeito de São Mateus “o esporte faz com que as crianças tenham disciplina, respeitem uns aos outros, sejam mais cidadãos e aprendam a viver em sociedade”.

O Mini Balneário, localizado na Av. Satélite nº 756 está aberto para toda a comunidade. Para  associar-se ao clube basta apresentar duas fotos 3x4 e comprovante de endereço para que seja feita a carteirinha do clube. As crianças também precisam levar  o RG da mãe, pai ou responsável.
 
As atividades oferecidas são: natação e hidroginástica (necessário a realização de exame médico), karatê, judô, ginástica localizada, alongamento, ginástica para 3ª idade, tai chi chuan, capoeira, movimento em verbo, basquete, voleibol, futsal, handball, jogos corporais, peteca.  
 
" Esporte é vida e vida é saúde "

Texto: Pedro H. A. Lopes