Ação Fiscalizatória para inibir infrações ao meio Ambiente

Visando averiguar várias denúncias que vinham sendo efetuadas pela população a  Subprefeitura através do subprefeito e da sua assessoria Técnica de Meio Ambiente, organizou uma vistoria  envolvendo os Agentes de Controle Ambiental do Núcleo de Ação Descentralizada Leste da SVMA, a Delegacia Meio Ambiente da  Polícia Civil, a Polícia Militar, os Agentes de Fiscalização  e a assessoria Técnica de Meio Ambiente da Subprefeitura, a Guarda Civil Metropolitana.


As denúncias se referiam a desmatamento na Macrozona de Proteção Ambiental na região do Palanque, deposição irregular de resíduos em  encosta do morro, provocando  soterramento de vegetação na sua base e assoreando o Rio Palanque.

Os denunciantes  informavam sobre a compra da madeira cortada por uma empresa da região e ainda  da existência de uma carvoaria  em plena mata de onde a madeira era retirada, transformada em carvão e posteriormente , vendido na região.

Na  empresa  denunciada foi encontrado um caminhão cheio de madeira, pronto para descarregar e sem a devida Nota Fiscal , este foi apreendido  pelos policiais e encaminhado para a delegacia.

A empresa passou  ainda por vistoria efetuada pelos Agentes de Controle Ambientais e pela fiscalização de uso e ocupação do solo da subprefeitura, que deu um prazo de 5 dias úteis para que esta apresente a autorização de instalação no local.

Em outro local onde havia movimento de terra , não foi encontrado ninguém que pudesse responder pela ação, sendo necessária nova vistoria na área.


Na mata em frente a Estrada do Palanque, a  Polícia  apreendeu  uma moto-serra e prendeu um Sr. que cortava árvores de fazia carvão. Foram apreendidos 20 sacos de carvão, toras de madeira com marcas de recente corte e fechados  e 5 fornos que eram utilizados  para a produção de carvão.


Essa ação teve como objetivo coibir o desmatamento na região, evitar  o assoreamento dos recursos hídricos e  proteger a biodiversidade local.


O resultado obtido reforça a eficiência desta metodologia de fiscalização que prioriza ação coletiva, envolvendo no mesmo momento todos os órgãos responsáveis por cuidar da área