Comunidade do Jardim Santo André lança livro

A comunidade de um bairro de São Mateus, localizada numa área com muitos problemas e grande pobreza, se une para lançar um livro que conta a história de formação do Jardim Santo André. A cerimônia de lançamento do livro ocorreu no sábado, dia 8 de dezembro, na creche Pingo de Ouro com as presenças de lideranças e autoridades. Fátima Magalhães foi a grande homenageada, ela é uma liderança muito atuante, sempre envolvida na luta por melhorias para a comunidade e grande incentivadora da publicação do livro.

A cerimônia foi constituída por depoimentos de todos os envolvidos na elaboração do livro. O professor Aparecido da Faculdade Santa Izildinha, em seu pronunciamento, lembrou os investimentos que sua instituição faz no bairro e do apoio que seu corpo de professores e alunos deram para a realização da pesquisa da história do Jardim Santo André. A autora Rita é professora do Santa Izildinha e num depoimento emocionado, contou fatos marcantes durante o processo de elaboração do livro e falou de seu formato editorial: "O livro é inteiramente contado numa linguagem infanto-juvenil com muitas ilustrações, pois entendemos que a criança tem uma capacidade enorme de transformação social e isso acontece quando ela aprende a valorizar o lugar onde vive".

A coordenadora da Assistência Social e Desenvolvimento de São Mateus, Vera Lúcia Balduino, lembrou que o Jardim Santo André, apesar de toda sua carência, é o primeiro bairro de São Mateus a ter sua história contada num livro. "A subprefeitura vem investindo muito no bairro não só com convênios na área social, mas também com reformas e ampliações de postos de saúde, aumentando as vagas na educação, cuidando da infra-estrutura e limpeza e o subprefeito Clóvis Chaves não vem medindo esforços para trazer mais investimentos para a região", disse a coordenadora.

Fátima Magalhães que é presidente do CONSEG 55º DP do Parque São Rafael e liderança respeitada na comunidade, disse que vai doar vinte livros para as escolas do entorno para que os alunos aprendam a história do bairro onde nasceram. O livro "Memórias do Meu Jardim" tem uma tiragem de 1000 exemplares.