ARICANDUVA RECEBE OBRAS DE CANALIZAÇÃO

A Prefeitura da Cidade de São Paulo irá investir cerca de R$ 100 milhões em obras de drenagem para minimizar o impacto das chuvas na bacia do córrego Aricanduva.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo deu inicio a terceira etapa de obras do canal Aricanduva. As obras compreendem o alargamento da calha, construção de soleiras para controle da vazão do córrego Aricanduva, alteamento de três pontilhões e implantação do sistema de proteção das áreas baixas.  Com cerca de 20 quilômetros, o córrego Aricanduva nasce nas proximidades da cidade de Mauá, e deságua na margem esquerda do rio Tietê, zona Leste da cidade de São Paulo.

Com uma das maiores densidades demográficas de São Paulo, a região do Aricanduva ao longo das últimas duas décadas perdeu mais de 50% das áreas permeáveis, aumentando o volume de água no córrego Aricanduva acima da capacidade, o que provocou episódios de inundações. Essas obras irão minimizar todo esse impacto.

Novas Obras:

O canal Aricanduva será alargado nas margens, adotado o formato de canalização trapeizoidal, entre a avenida dos Latinos até as proximidades da rua Amorim Vieira e avenida Ragueb Chohfi, num total de 4.420 metros;

Os três pontilhões do cruzamento da avenida Aricanduva com as ruas Dalila, Manilha, e avenida Itaquera serão alteados eliminando problemas de drenagem nestes pontos, liberando a passagem da água sob os pontilhões, e eliminando a interferência existente.

Este conjunto de obras deve estar concluído em 1.170 dias, sendo que a calha do córrego Aricanduva será entregue até o final do próximo ano, assim como os alteamentos dos pontilhões.
Na seqüência serão executadas as obras de drenagem nas áreas baixas, nas ruas Baquiá, Ganges, Iemanjá, Otávio Vasco e Tumucumaque, com a execução de sistema de drenagem de proteção, através de pequenos tanques reservatórios, para evitar o refluxo das águas durante chuvas intensas.

Obras de drenagem existentes no Aricanduva:

Estão em operação os piscinões Aricanduva V; Rincão e Inhumas; também já foram alteados os pontilhões das ruas Baquiá e Tumucumaque.