Metrô Leve: ordem de início autorizada

vem ai prolongamento da Linha 2-Verde; Vila Prudente/São Mateus/Cidade Tiradentes

O governador do Estado de São Paulo, acompanhado do prefeito de São Paulo,  do secretário de Transportes Metropolitanos, do secretário Municipal de Transportes e de diversos subprefeitos da zona leste, entre eles o subprefeito de São Mateus,  anunciou na tarde do dia 23 de novembro, em cerimônia realizada na Praça São Lucas, antiga Praça 21 de Março, localizada na Avenida Engenheiro Francisco Bicalho com Rua Doutor Lacerda de Oliveira, no Parque São Lucas , a assinatura da ordem de serviço para início das obras do prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô. A praça foi totalmente tomada por moradores, estudantes e imprensa em geral.

O investimento na obra será de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1, 8 bilhão do Governo do Estado e R$ 1 bilhão da Prefeitura de São Paulo. Ao todo haverá 17 novas estações nos 23,8 km de extensão e a previsão é de que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários diariamente entre o trecho Vila Prudente e Cidade Tiradentes.

A primeira fase compreende o trecho entre Vila Prudente e Oratório, com 2,4 km de extensão e será entregue em 2010.

O segundo trecho, até São Mateus, tem previsão de entrega para 2011 e compreende as estações São Lucas, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, num total de 10,4 km.

A terceira e última, de São Mateus até Cidade Tiradentes, abrange as estações Jardim Colonial, Iguatemi, Jequiriçá, Bento Guelfi, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, com 11 km. A conclusão de toda a linha está prevista para 2012.

Segundo o prefeito “o Expresso Tiradentes representa uma das soluções de transporte em São Paulo, é um corredor na forma de metrô, sem cruzamentos, que passará por diversos bairros da Zona Leste até chegar em Cidade Tiradentes, de uma maneira rápida e confortável. O que era um projeto inacabado se transformou na grande solução do transporte em São Paulo"

O Metrô Leve ou monotrilho é um sistema de transporte de média capacidade e mais barato que o convencional. Movido a eletricidade ele será ecologicamente correto, produzirá menos barulho devido aos pneus, por sua estrutura elevada, de 12 a 15 metros de altura, o monotrilho provocará menos desapropriações, não interferirá no sistema viário, permitirá execução mais rápida e provocará pouco impacto visual.

"Com esse Metrô Leve o tempo será reduzido para cerca de 50 minutos. Por aqui irão circular 54 trens que vão transportar 540 mil pessoas por dia. Em nenhum outro lugar, as prefeituras estão participando de obras em parceria com o metrô. A participação da Prefeitura de São Paulo é alta. Isso, alguns anos atrás, era impossível. É o resultado da maior cooperação estado e prefeitura", afirmou o Governador .

O subprefeito de São Mateus acrescenta :

- Para a grande população da Zona Leste, principalmente de São Mateus e Cidade Tiradentes, o Metrô Leve melhorará muito a qualidade de vida das pessoas. Hoje perde-se muito tempo dentro dos ônibus, com a chegada do metrô, mais um sonho será realizado.

Confira as principais características do sistema de monotrilho:

- A capacidade mínima de cada trem será de 1.000 passageiros

- A extensão das plataformas das estações será de aproximadamente 90 metros

- O trecho da Vila Prudente até Cidade Tiradentes será em elevado

- As portas dos carros terão largura similar às dos atuais trens do Metrô,
facilitando a entrada e a saída dos passageiros

- A velocidade e o intervalo entre composições serão similares aos das demais linhas do Metrô, e as vias serão totalmente segregadas

- O método construtivo empregará peças pré-moldadas, o que reduz o impacto da obra durante a execução.