Sehab realiza reunião sobre PAC Drenagem do Aricanduva

A Secretaria de Habitação (Sehab) realizou, na noite do dia 27 de agosto, no auditório da Subprefeitura São Mateus, uma reunião com moradores lindeiros ao córrego Aricanduva para falar sobre os passos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem Aricanduva. A obra, que recebe verba do Governo Federal, prevê a drenagem do rio Aricanduva, diversas interferências, tanto pelo lado da melhoria e regularização que levará à comunidade, quanto pelo impacto da obra e todas suas peculiaridades, assim como a necessidade de remoção de algumas famílias, já que trata-se de uma área de risco e com diversas ocorrências de moradias sendo abaladas pela força das águas na estação de chuva.

Nessa reunião, o objetivo principal foi informar às pessoas presentes que já existe um projeto, realizado através de imagens aéreas, mas que para se ter um mapeamento mais adequado, faz-se necessário que os técnicos consigam visitar e mapear todo o local, visitando as famílias, levantando o número exato de pessoas e assim ter um projeto baseado em informações reais. A maior preocupação dos moradores que compareceram ao encontro está nas possíveis remoções, de acordo com os representantes da Sehab, “não é possível canalizar um córrego sem que haja remoção, mas há um conjunto preparado para alocar essas famílias”.

Esse conjunto habitacional já está praticamente pronto, com inauguração ainda para 2018, não será um financiamento, como normalmente acontece, ele já estará regularizado e documentado, na região de Itaquera, pois é uma exigência que o PAC faz ao direcionar uma verba. Antes de ocorrer qualquer tipo de remoção, as famílias irão conhecer o empreendimento, os equipamentos públicos existentes de educação, saúde, entre outros. Objetivo é remover a menor quantidade de famílias possível, não há garantia de que ninguém sairá do local.

Outra informação passada e de extrema importância para que a obra seja possível é a innstituição do Conselho Gestor, que será escolhido através de eleição. Ele será responsável por acompanhar, fiscalizar e passar as informações sobre a obra para a comunidade do entorno.

Ao final da reunião ficou acordado a realização de um novo encontro, para que seja apresentado o projeto aos moradores, apoio da comunidade para a realização da contagem das pessoas de cada família, iniciar o processo de criação de Conselho Gestor. A obra será uma parceria entre duas secretarias municipais, de Habitação e de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).