Novas ações da Subprefeitura ajudam famílias vítimas da chuva

Solidariedade, apoio material e moral às famílias que tiveram casas interditadas, no Parque das Flores. É o que as diversas equipes da Subprefeitura de São Mateus vêm fazendo desde as primeiras horas de segunda-feira, quando o temporal causou deslizamento de terra na rua dos Cravos. Outras casas da parte alta, como a travessa Violeta, foram interditadas, por ameaça de cair, caso haja novos deslizamentos. Foram 18 interdições na área da Subprefeitura de São Mateus, todas para garantir a segurança dos moradores e, principalmente, preservar a vida.

A Defesa Civil já entregou cestas básicas às famílias desalojadas, o auxílio aluguel está sendo encaminhado e pago, o cadastro nos programas habitacionais já foi feito pela maioria dos desalojados. Para a família do menino Antônio Mascarenhas de Souza Jr., que teve o quarto invadido pela lama e morreu no final da tarde de segunda, foi providenciado um ônibus para levar vizinhos e amigos ao sepultamento.

Diariamente, equipes da Defesa Civil, do CRAS - Centro de Referência e Assistência Social, da Secretaria da Habitação, engenheiros e técnicos, têm visitado as áreas de risco, para prevenir novas descidas de terra. Foi graças a essa prevenção que o desabamento de uma casa, na rua Frutos de Maio, não provocou qualquer vítima, já que a residência estava interditada e seus moradores aceitaram deixar o imóvel.

Uma das principais dificuldades das equipes de apoio é convencer a família atingida pela interdição a deixar a sua casa, construída com tanto sacrifício. Mas, nesta hora é bom lembrar que a vida é muito mais importante. Os bens materiais podem ser recuperados, mais tarde.