Catadores de recicláveis recebem certificado de capacitação

São chamados pelo presidente da Amlurb de "anjos da guarda" do meio ambiente.

Agora eles sabem organizar melhor aquilo que coletam, negociam com mais eficiência, sabem seu valor na sociedade. Os participantes do curso Reciclar para Capacitar receberam hoje (04/04) o diploma do curso que realizaram durante 40 horas, em três semanas, na Subprefeitura São Mateus. Dos 40 inscritos, 36 saíram com o certificado de conclusão em mãos.
Ao falar para os formandos, o presidente da Amlurb, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Edson Tomaz de Lima Filho, lembrou que São Paulo gera em média 20 mil toneladas de lixo por dia e que se não fossem os catadores, essa quantidade seria muito maior e a cidade e os recicladores deixariam de ganhar com isso.


O subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, lembrou que em toda temporada de chuvas têm uma tristeza danada, ao ver tanto material que poderia ser reciclado boiando na água. Reconheceu que os catadores ajudam a diminuir essa quantidade de lixo descartado irregularmente. Completou dizendo que “se o ser humano pensasse mais em todos, ao invés de olhar para si próprio, teríamos um mundo melhor”.


Entre os formandos está Almira Oliveira, esposa do presidente da Cooper Leste – Cooperativa de Materiais Recicláveis de São Mateus, Josafá Roque de Oliveira, contou que o casal criou os seis filhos, mais uma menina adotada, que está com oito anos, graças à venda do material recolhido nas ruas. Ela disse que guardava tudo o que juntava na laje da casa e vendia logo cedo, para comprar o pão para a família.


Quem montou o curso Reciclar para Capacitar foi a Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo. O coordenador de projetos Eduardo Vasconcelos disse que essa capacitação faz uma grande diferença na vida das pessoas e no bem estar da cidade.


O coordenador técnico Eduardo Ferreira lembrou que foi um grande desafio montar um curso como esse, mas agora que foi dado o primeiro passo, outros grupos já são montados. Uma nova turma começa a ter aulas no dia 15 de abril, na rua Cristóvão de Oliveira, 92. Interessados em formar novos catadores podem entrar em contato pelo telefone 96765-9965.
Tulio Roissetti, gerente da Amlurb, informou que três novas turmas de catadores estão sendo formadas para os cursos de reciclagem, na área da Subprefeitura São Mateus. Reconhece que o diploma é um sinal de evolução e pede que os catadores nunca se acomodem, que procurem evoluir, para transformar a reciclagem num negócio lucrativo.
Antes da entrega dos certificados, os atores Rogério Uchoas e Gabriel Sitchin, da Cia. Truks, fizeram uma apresentação das dificuldades de dois amigos catadores, com um carrinho de coleta e pedaços de plástico.

Auditório com os formandos do curso Capacitar para Reciclar sentados em filahorizontal. à frente, a mesa com autoridades sentadas. Um painel do curso está ao lado direito, próximo à mesa, coberta com toalhas de tecido coloridas, com desenhos de rosas vermelhas e fundo amarelo.

Certificado entregue pelo coordenador técnico, Eduardo Ferreira

Eduardo Ferreira, coordenador do curso, entrega o certificado a um dos participantes. Eduardo é negro, veste camisa listrada de branco e cinza, usa calça jeans. Está com o braço esquerdo apoiado ao ombro do formando. Segura uma ponta do diploma com os dedos da mão direita. O formando usa camisa de manga curta laranja, calça jeans. Tem entradas de calvície, com uma mecha de cabelos ao meio. Segura a outra ponta do diploma, com dois dedos da direita.  Ao fundo, a mesa coberta com uma toalha colorida, com desenhos de rosa vermelha, fundo amarelo.