Subprefeituras São Miguel Paulista e Itaim Paulista destroem 87 mil CDs e DVDs piratas

Ao todo, 186 sacos com produtos piratas ou contrabandeados foram destruídos. Televisão, videocassete e aparelhos telefônicos foram doados à Coordenadoria de Assistência Social

Na manhã desta segunda-feira (10/1), as Subprefeituras São Miguel Paulista e Itaim Paulista destruíram 87.200 unidades de CDs e DVDs piratas apreendidos entre novembro e dezembro de 2010.

Ao todo, 186 sacos com produtos ilegais ou contrabandeados foram inutilizados.
Entre os materiais recolhidos das ruas havia celulares, maços de cigarro, carregadores de aparelho eletrônico, controle remoto, óculos, escova de dente, bijuteria e 18 bicicletas. Também foram descaracterizados três carrinhos de sorvete, dois de pipoca e 43 grades de exposição.

As estruturas metálicas foram encaminhadas a uma cooperativa de reciclagem da região. Alguns produtos, como um videocassete, uma televisão e cinco aparelhos telefônicos, foram doados à Secretaria de Assistência Social.

Após a apreensão, as mercadorias ficam guardadas em depósito durante 30 dias, prazo que os comerciantes têm para provar a origem legal. Ultrapassado esse período, deve ser feita a destruição.

Foi usada uma máquina retroescavadeira para o trabalho, realizado no pátio da Unidade de Limpeza Pública da subprefeitura São Miguel.

As mercadorias ilegais foram apreendidas durante a Operação Delegada, uma parceria entra a Prefeitura e a Polícia Militar.

Os produtos foram destruídos em acordo com a Lei da Pirataria, que estipula a proteção das marcas e patentes. Objetos pirateados não respeitam regras de segurança e de qualidade.