Prefeitura entrega Termo de Atendimento Habitacional Definitivo a 1.070 famílias removidas de áreas de risco

Moradores residiam no Jardim Pantanal, Jardim Romano e Parque das Flores. Os apartamentos têm 50 m². Medida uniu esforços de órgãos municipais, estaduais e federais

No dia 6 de dezembro, a Prefeitura entregou o Termo de Atendimento Habitacional Definitivo de novas moradias para as primeiras 1.070 famílias que foram removidas do Jardim Pantanal, Jardim Romano e Parque das Flores, na Zona Leste da Capital.

A medida foi viabilizada pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), em parceria com a Caixa Econômica Federal - através de programa que prioriza o atendimento a moradores de áreas de risco. Eles deixaram seus imóveis em dezembro de 2009 por conta da forte enchente que atingiu a região.

Desde então, passaram a receber o Auxílio Aluguel da Prefeitura. Além do Termo, foi entregue no evento o cartão magnético de Cadastro Familiar, garantia de que estas famílias estarão cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

A seleção das famílias

Os primeiros 1.070 contemplados com o Termo de Atendimento Habitacional Definitivo foram selecionados seguindo a ordem de saída do local. Além disso, os que receberam o termo possuem renda de até três salários mínimos - premissa da Caixa Econômica.

Os apartamentos

Os apartamentos disponibilizados estão em construção em três terrenos cedidos pela Cohab - dois em Itaquera e um em Sapopemba -, com recursos da Caixa. Os condomínios somam R$ 72 milhões de investimentos, sendo R$ 20 milhões da Prefeitura. As primeiras unidades estão previstas para ser entregues no próximo mês de abril. Até o final de 2012, todas estarão prontas.

Localizados nos condomínios Caraguatatuba, Iguape e Teotônio Vilela/São Roque (Sapopemba), os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 50 m². No térreo, há unidades destinadas a pessoas com mobilidade reduzida.

No prédio Caraguatatuba, uma inovação: ausência de garagem e uma ciclovia de 2 km, interligando o condomínio às estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Guaianases e José Bonifácio, que são próximas e terão bicicletários. Os imóveis serão financiados pela Caixa em até 10 anos, com mensalidades máximas de 10% da renda familiar.