Subprefeitura e voluntários realizam mutirão de limpeza no bairro União de Vila Nova

Projeto em parceria com a Rede Globo, FGV e a Cooperativa Nova Esperança recolhe cerca de 890 toneladas de entulho

Um conjunto de ações realizadas no sábado, dia 19 de maio, mudou a cara do bairro União de Vila Nova. A Subprefeitura São Miguel, em parceria com o Projeto São Paulo mais limpa, da Rede Globo, mobilizou cerca de 500 voluntários para cuidar da manutenção da região, que é formada por mais de 25 mil habitantes. Entre as parcerias formadas estavam alunos e professores da Fundação Getúlio Vargas, membros da Cooperativa Nova Esperança, moradores e agentes da Prefeitura de São Paulo, que recolheram cerca de 890 toneladas de entulho na região.

O serviço de zeladoria foi intensificado há cerca de duas semanas. A Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) atuou na remoção de entulhos, limpeza de córrego, reformas de galerias e tapa-buraco. Já a Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) fiscalizou o cumprimento da Lei Cidade Limpa, bem como na desocupação das áreas públicas e remoção de carros abandonados.

Durante todo sábado, os voluntários passaram de casa em casa conscientizando sobre a coleta seletiva e aproveitaram para recolher o que pode ser reutilizado. Os materiais foram levados para a Cooperativa Nova Esperança, que dá exemplo aos munícipes fazendo a reciclagem do lixo e incentivando a prática desse hábito.

A região também ganhou uma praça novinha, onde antes era um ponto viciado de entulho. O local recebeu grama, plantas ornamentais e um campo de futebol. A ONG espanhola Basurama também contribuiu com a iniciativa e confeccionou vários brinquedos com pneus velhos.
O mutirão de limpeza foi apenas um ‘ponta pé inicial’ para conscientizar os moradores, no sentido de todos contribuírem com o serviço de zeladoria que são desenvolvidos no bairro. A Subprefeitura São Miguel está estudando a instalação de um ecoponto na União de Vila Nova. Enquanto isso, os moradores poderão usar duas caçambas para o depósito de resíduos, que juntas têm capacidade para receber 40 toneladas.