Inscrições abertas para Programa de Formação Pedagógica e Programa Jovens Pesquisadores

Formação é fruto da parceria entre o FICAS, CASA7 Memórias e Aprendizagens e Fundação Tide Setubal

Seguem até 15 de março as inscrições para um edital de seleção destinado a dez organizações da sociedade civil das zonas leste e sul de São Paulo. O Programa de Formação Pedagógica será coordenado pelo FICAS e o Programa Jovens Pesquisadores pela CASA7 Memórias e Aprendizagens, com apoio da Fundação Tide Setubal, com o objetivo de fortalecer as atividades socioeducativas e de articulação das instituições participantes e formar jovens pesquisadores de suas realidades com base nos pressupostos do diagnóstico social.

Os dois programas estão vinculados e acontecem paralelamente. A metodologia da formação alia teoria e prática, parte das experiências dos participantes e incentiva a troca e a construção coletiva de conhecimento. Nos encontros, serão apresentados novos conceitos e ferramentas, aplicáveis no dia a dia das instituições participantes.

Podem se candidatar organizações que trabalham com adolescentes e/ou jovens de 14 a 20 anos, desenvolvendo atividades no contraturno escolar ou projetos de profissionalização. Para participar da formação, cada organização deverá enviar quatro representantes, sendo dois educadores/as (preferencialmente, um coordenador/a pedagógico) e dois jovens, preferencialmente, com idade entre 16 e 20 anos.

A formação terá duração de oito meses, a partir de abril, com reuniões de trabalho que irão acontecer na rua Gonçalo Afonso, 27, Vila Madalena – São Paulo. Para participar, é preciso baixar a ficha de inscrição, preencher e enviar para os e-mails comunicacao@ficas.org.br e administrativo@casa7.org.br. O documento para download, bem como o edital completo, está nos sites do FICAS e da CASA7 Memórias e Aprendizagens.

Mais informações pelos mesmos e-mails ou pelo telefone + 11 3045.4313. O resultado final será divulgado no dia 28 de março.

Sobre os parceiros:

FICAS é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1997 com o intuito de compartilhar conhecimentos adquiridos no âmbito acadêmico com organizações e comunidades. Por meio de programas de formação e ações articuladoras, o FICAS investe no fortalecimento de organizações da sociedade civil e de institutos e fundações empresariais, visando contribuir para que assumam um papel cada vez mais estratégico nas transformações sociais. Para saber mais: www.ficas.org.br.

CASA7 Memórias e Aprendizagens é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2006, com a missão de contribuir para o fortalecimento da prática social e de seus atores pela via da valorização e articulação das memórias, aprendizagens e conhecimentos que dela derivam. Visa práticas sociais fortalecidas e construtoras de experiências que, sistematizadas e articuladas, sirvam como referência e inspiração para a prospecção e efetivação autora e coletiva de uma sociedade mais justa e sustentável. Para saber mais: www.casa7.org.br.

Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro de promoção humana iniciado por sua inspiradora, Tide, que dá nome à instituição. O foco de atuação é a região de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentável, com uma atuação que objetiva inspirar, encorajar e impulsionar as comunidades locais onde a instituição trabalha a alcançar a melhoria da qualidade de vida no território. Para saber mais: www.fundacaotidesetubal.org.br.