Fórum de Cultura organiza plano para entregar ao Secretário no dia 19 de abril

Planejamento de ações e projetos de Cultura para São Miguel, fortalecimento da participação, reformulação dos espaços públicos, acesso e descentralização de ações culturais, sustentabilidade e formação. Estes foram alguns dos temas prioritários e recorrentes nas falas dos 50 participantes da 2ª reunião do Fórum de Cultura de São Miguel, na manhã de quarta-feira (3/4), no auditório da Subprefeitura São Miguel.

Representantes das supervisões de Saúde e Educação também participaram do encontro, trazendo contribuições que auxiliarão a comissão do Fórum na elaboração e entrega de um plano para o secretário Municipal de Cultura, no próximo dia 19 de abril, quando visitará a Subprefeitura São Miguel.

A Chefe de Gabinete da Subprefeitura São Miguel, que participou da abertura do encontro, falou sobre o empenho da administração em tornar a região uma referência na cultura. A Supervisora de Cultura também valorizou a participação de novos representantes da cena cultural e de outras regiões da Zona Leste, a cada encontro.

Também foi apresentada pela Supervisão de Cultura ao Fórum, uma série de sugestões levantadas em encontros, reuniões e eventos anteriores para compor uma proposta que será fechada na próxima semana e entregue ao Secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

Na quarta-feira (10/4), às 10h, uma comissão comprometida em organizar a atividade de 19 de abril, se reunirá para fechar o Plano de Cultura, que será submetido à apreciação do conjunto dos participantes do Fórum. Também foi aprovada pela maioria dos presentes do Fórum de Cultura, a apresentação do conteúdo das propostas ao Secretário, por três representantes.

No encontro artistas, representantes de grupos, artesãos, trabalhadores da comunicação, professores e esportistas de vários bairros da Zona Leste, inclusive de outras subprefeituras, também debateram a importância de implementar políticas públicas, de fomento à leitura, descentralização de eventos como a Virada Cultural, ações integradas com Esportes, E


ducação, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente, e a ocupação de áreas públicas (como a que abrigou um sacolão no passado) para a implantação de um Centro Cultural, antiga reivindicação da comunidade.