Dia do Assistente Social é comemorado com debate sobre a profissão

Participaram do encontro cerca de 100 profissionais da área.

 

As discussões sobre o Serviço Social na contemporaneidade e a retomada de reflexões sobre a atuação do profissional foram os principais temas abordados no debate em comemoração ao Dia do Assistente Social, lembrado no dia 29 de maio, na subprefeitura São Miguel. As exposições ficaram a cargo da professora Drª Maria Lucia Rodrigues, doutora em serviço social e coordenadora do NEMESS (Núcleo de estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social).

Tivemos a presença de profissionais da área da assistência social, da saúde, vara da infância, Rede Criança, Caps, Nitro Química, entre outros. Entre os principais destaques observados pela professora Maria Lucia, foi à reflexão sobre o cotidiano e a prática profissional, a singularidade da profissão, a importância do trabalho em rede, a interdisciplinaridade como desafio e a forma de caminhar para a inclusão social.

A professora abordou o “pensamento complexo”, ofereceu como referência o pensador Francês Edgar Morin, que preconiza a visão de ir além das disciplinas, ou seja, romper com a fragmentação do conhecimento em campos restritos. Outra questão levantada foi as particularidades do trabalho dos assistentes sociais e lembrou a importância do estudo com debates freqüentes.

 

Assessoria juntamente com supervisores e coordenadores da subprefeitura buscando a interdisciplinaridade

 

Profª Drª Maria Lucia Rodrigues e Maria Aparecida Pavão, Coordenadora da Asssitência Social de São Miguel.