Comunidade forma comitê para tratar de assuntos da APA do Tietê

Poder público e comunidade se unem para buscar melhorias para o local

Na última terça-feira (4), moradores da APA do Tietê se reuniram na subprefeitura São Miguel com o objetivo de montar um comitê para tratar de assuntos referentes à Várzea do Tietê. Os bairros da várzea do Tietê possuem áreas que são consideradas pela Defesa Civil como R3 e R4 (com risco alto e muito alto). Com o histórico dramático na região, não é difícil ver sinais e as marcas das inundações. Azulejos saltados, paredes úmidas e móveis com madeiras retorcidas.

A prefeitura no ano de 2010, realizou a construção de um pôlder - um conjunto de terrenos baixos e planos que formam um espaço hidrológico artificial - para evitar que as águas do rio Tietê e do córrego Três Pontes avancem para as áreas da região do Jardim Helena. “O reservatório possui cinco bombas de recalque, que devolvem a água ao Tietê evitando que ela fique represada nos bairros”.

O comitê visa buscar melhorias para a região, tais como: rede de água, esgoto e pavimentação - serviços esses que o poder público é impedido de realizar pela legislação vigente, devido à área ser de ocupação e preservação ambiental. A Subprefeitura São Miguel vem buscando junto com a comunidade alternativas para melhorar a qualidade de vida da população dessa localidade.

O DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, representado pelo Sr. Manoel Horácio Guerra, coordenador do Parque da Várzea do Tietê, no encontro esclareceu alguns pontos levantados pela comunidade e se comprometeu no dia 12 de junho trazer uma apresentação demonstrativa dos projetos que existem para o local. Inclusive sobre a implantação do pôlder Vila Itaim, que será construído pela DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S.A., por compensação ambiental.

A Subprefeitura São Miguel, responsável pela região, vem realizando serviços de limpeza das bocas de lobo e galerias. Neste ano foram retiradas toneladas de detritos dos córregos Três Pontes, Tijuco Preto, Água Vermelha, Itaquera, Lageado e Itaim, que ficam no distrito do Jardim Helena. Também são executados os serviços de varrição, operação cata-bagulho, remoção mecanizada de entulhos, entre outros.