Ônibus-Biblioteca volta na quarta-feira (19/6) para a Praça Craveiro do Campo

Subprefeitura São Miguel debate com a comunidade medidas para melhorar o uso da biblioteca circulante no Jardim Helena.

A Subprefeitura de São Miguel Paulista, por meio de representantes, reuniu-se na quarta-feira (12/6) com lideranças do Jardim Helena, coordenadores da Secretaria Municipal de Cultura e a GCM, no CDC Jardim Helena. Com o intuito de garantir a permanência e o uso pela população do Ônibus-Biblioteca, que está há cinco anos na Praça Craveiro do Campo, foi o tema  motivador do encontro que debateu a importância de valorizar a leitura e a participação social da comunidade local em atividades culturais.

 

Devido à algumas situações de risco relatadas por lideranças e comunidade local, que vem dificultando o acesso da comunidade ao projeto, a Subprefeitura São Miguel fará gestões junto aos órgãos responsáveis pela segurança pública para aprimorar a ronda na região. O representante da GCM também se comprometeu a enviar efetivo. As lideranças locais, a Supervisão de Cultura da Subprefeitura e representantes do Instituto Alana propuseram uma ação concentrada para dialogar com a população, fomentando apoio na ações do Ônibus-Biblioteca. Outra proposta feita pela supervisora de Cultura e reforçada por representantes da SMC e do instituto é que a reunião do Fórum de Cultura São Miguel seja realizada no CDC Jardim Helena para auxiliar no processo de mobilização local. Lideranças também se comprometeram a reforçar o movimento de sensibilização e divulgação do projeto.

 

Projeto Ônibus Biblioteca

 

Criado há mais de dez anos em São Paulo, o projeto Ônibus-Biblioteca proporcionou somente no ano passado 13.155 consultas e cerca de 8.800 empréstimos de livro na região do Jardim Helena. Segundo a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria da Cultura, Maria Zenita Monteiro, as intervenções teatrais e de mediação de leitura também serão incorporadas às atividades do ônibus na quarta-feira (26/6), quando haverá uma sensibilização no bairro, com apoio da Subprefeitura, por meio da Supervisão de Cultura, Instituto Alana e representantes do Fórum de Cultura São Miguel.

 

De acordo com o coordenador dos Serviços de Extensão da SMC, João Batista de Assis Neto, o Ônibus-Biblioteca possibilita que pessoas de bairros mais distantes tenham acesso a livros, periódicos e gibis. São 72 roteiros estabelecidos de acordo com a ausência de bibliotecas públicas na região e também por sugestão da população local. O horário de atendimento é de 3ª feira a domingo, das 10h às 16h, inclusive pontos facultativos e feriados.