Diálogo com a sociedade civil sobre o Plano Diretor Estratégico

Debate colocou em discussão desigualdades entre os bairros da cidade

 A Subprefeitura São Miguel realizou no dia 1º de Julho, palestra sobre o Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, tendo como palestrante vereador, também arquiteto, urbanista e relator do Plano Diretor de 2002. Em sua palestra, enfatizou que o Plano Diretor é a ferramenta que permite definir “a cidade que queremos”.
O parlamentar abordou a revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, que ocorrerá até agosto – na sede do Legislativo paulistano e em audiências públicas pela cidade. Afirmou que o Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo não é difícil de ser colocado em prática, mas enfrenta dificuldades de reconhecimento entre as administrações públicas. Para ele, é preciso que as gestões o reconheçam como um instrumento importante.

O palestrante finalizou ressaltando que após a revisão, teremos um longo caminho: a alteração da lei de uso e ocupação do solo, dos planos regionais das subprefeituras e do código de obras, além do debate de planos urbanos e da regulamentação dos instrumentos criados. “Abre-se uma nova oportunidade para a cidade fazer sua reforma urbana; não podemos perdê-la”.

No próximo dia 20 (sábado), das 9h às 15h, a Subprefeitura São Miguel vai realizar a Audiência Pública sobre a Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico. É importante discutirmos as regras para organizar os espaços da cidade. As regras precisam de ajustes e você pode ajudar.

A Prefeitura do Município de São Paulo está revendo os instrumentos de planejamento urbano para organizar melhor os espaços da cidade. A revisão do Plano Diretor Estratégico vem em primeiro lugar, porque é o principal instrumento para o planejamento da cidade. Esta revisão foi dividida em 4 (quatro) etapas: Avaliação Temática Participativa, Oficinas Públicas para Levantamento de Propostas e Contribuições, Sistematização das Propostas e Contribuições Recebidas e Devolutiva e Discussões Públicas da Minuta do Projeto de Lei.

A sua participação é muito importante. Traga suas propostas e sugestões.