Muita animação, shows ao vivo e exposições marcam a Festa da Nação Brasileira

A entrada das bandeiras dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e a execução do Hino Nacional Brasileiro foram o marco da abertura oficial da Festa da Nação Brasileira, realizada em comemoração dos 385 anos de São Miguel.  “Nosso bairro é composto por pessoas de cada um destes estados.  Sua gente está retratada nessas bandeiras”, frisou o subprefeito de São Miguel, Décio Ventura.

Na ocasião, alunos do Colégio Tobias de Aguiar cantaram o Hino a São Miguel, composição de Adenéia Carvalho Santana, musicado pela Banda Tobias de Aguiar.

Nas barracas, os estados brasileiros também foram representados por seu artesanato e culinária típica. Do Pará, açaí; de Pernambuco, farofa de feijão de corda, arrumadinho e sarapatel; da Bahia, o tradicional acarajé.

As apresentações de artistas locais mostraram a diversidade cultural do país e abriram espaço para o forró, axé, samba e o rock. As influências das culturas japonesa, árabe e portuguesa – com colônias na região – foram mostradas pelo Taiko, dança do ventre, e culinária, respectivamente.

Duas mostras completaram o evento. Uma era composta por quadros pintados por artistas da localidade. A outra, por meio de discos, contava um pouco da história de um dos personagens mais queridos do bairro, o cantor Antonio Marcos.