São Miguel estará representado no Festival de Bandas e Fanfarras da cidade de São Paulo

As EMEFs Armando Cridey Righetti, Raul Pila e Dom Paulo Rolim Loureiro representarão a Coordenadoria de Educação de São Miguel, no Festival de Bandas e Fanfarras da Cidade de São Paulo, dia 7 de outubro, no Ginásio do Corinthians. Elas estão entre as classificadas na eliminatória regional, realizada pela coordenadoria, nos dias 22 e 23 de setembro.


 Consagrada como a maior da capital, a eliminatória apresentou 30 bandas e fanfarras, na EMEF Epitácio Pessoa, São Miguel. Entre elas, bandas que adotam o estilo Drum & Brass Corps – com apresentação que une movimentos coreográficos.


Mostrando suas habilidades no uso de bastões, fitas e do próprio corpo, balizas abriram o desfile de cada grupo musical. As fanfarras e bandas  se submeteram a uma avaliação criteriosa que leva em conta, entre outros itens, o aspecto visual do corpo coreográfico, a cadência, postura e expressão facial dos componentes,   a afinação e harmonia entre os instrumentos de sopro e  percussão e, ainda,  o grau de dificuldade de execução da música.


O jurado Rodrigo Souza Pinto, professor e músico, aprovou a  participação dos mais de 1.200 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares no festival. “Eu comecei a me envolver com música quando tinha mais ou menos uns 12 anos - a idade desses garotos. Vê-los participando de uma competição saudável como está é motivo de satisfação”.


Seguindo a mesma linha de pensamento de Rodrigo, o professor Wagner Silva – que regeu três bandas e duas fanfarras durante as eliminatórias – apóia a realização do evento. “São Miguel está de parabéns. É um importante passo na formação educacional desses 1.200 alunos. Nessas mesmas seis horas em que estiveram aqui vivendo este momento de integração, poderiam estar realizando coisas que poderiam ser ruins para eles e para a sociedade. O caráter educacional do evento deve ser ressaltado”.