São Miguel completou 385 anos com festas durante todo o mês de setembro

No domingo, dia 30 de setembro, uma Procissão e Missa Solene encerraram as comemorações dos 385 anos de São Miguel.  Percorrendo ruas do centro do bairro, a procissão  finalizou sua caminhada na Catedral de São Miguel  Arcanjo. Na Igreja, os  2.400  lugares que acomodam sentados os fiéis foram poucos para a multidão que compareceu a cerimônia.  Os subprefeitos da Cidade Tiradentes, Arthur Xavier,  e de Ermelino Matarazzo, Eduardo Camargo Afonso, participaram da missa fazendo a leitura de textos bíblicos. O subprefeito de São Miguel, Décio Ventura, fez o encerramento oficial do evento no mesmo lugar onde ele registrou o início das comemorações, a Catedral de São Miguel Arcanjo.


O espírito festivo e de integração presente durante todo o mês de setembro, nas comemorações do aniversário de São Miguel, teve início, dia 1º, na Missa de abertura onde se encontravam mais de 1.300 pessoas presentes, entre elas, representantes das comunidades islâmica e evangélica da região.


As colônias de imigrantes da região realizaram sua festa típica, a primeira delas foi a Festa Japonesa, na qual houve apresentações de música, performances artísticas e exibição de Taiko - grande tambor. Japonesas com elegantes trajes típicos e homens com roupas de samurai mostraram diversas danças típicas daquele país. Entre elas, a Dança do Guarda-chuva, na qual se misturam gestos suaves e vigorosos acompanhados pelos sons dos guizos presos nos guarda-chuvas.


Na semana seguinte, dia 9, a Festa Árabe, organizada pela Associação Recreativa e Cultural Islâmica Beneficente,  trouxe apresentações de dança do ventre e  danças folclóricas como a Ta la de Amar, mostrada pelo grupo El Sawari.  Especialidades culinárias como charutos de folhas de uva, tabules, quibes crus, abobrinhas recheadas e doces como o mamoul (biscoito recheado com tâmaras, nozes ou pistaches)   e o hirici  (bolo de semolina com calda) puderam. ser apreciados.


No 15º dia das comemorações, a  moda primavera-verão e a história do bairro foram mostradas no São Miguel na Passarela, no Colégio Dom Pedro I.


No dia 16, a entrada das bandeiras dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e a execução do Hino Nacional Brasileiro marcaram a abertura da Festa da Nação Brasileira.
Apresentações de artistas locais mostraram a diversidade cultural do país e abriram espaço para o forró, axé, samba e o rock.


Alunos do Colégio Tobias de Aguiar cantaram o Hino a São Miguel, composição de Adenéia Carvalho Santana, musicado pela Banda Tobias de Aguiar.


Com a presença do prefeito Gilberto Kassab, a União das Igrejas Evangélicas de São Miguel realizou, no dia 21 de setembro, na sede da Comunidade Restauração, Culto em Ação de Graças pelos 385 anos de São Miguel Paulista.


A participação dos evangélicos não ficou restrita ao  culto, eles organizaram uma campanha de doação de sangue para o Hospital Municipal Tide Setúbal e plantaram 385 mudas de árvores – uma para cada ano de fundação do bairro.


Também fez parte da programação, nos dias 22 e 23, a eliminatória regional do Festival de Bandas e Fanfarras. Organizada pela Coordenadoria de Educação de São Miguel e consagrada como a maior de São Paulo, a eliminatória reuniu 30 bandas e fanfarras. Entre elas, algumas que adotam o estilo Drum & Brass Corps – com apresentação que une movimentos e coreografias.
Anualmente, no mês de aniversário de São Miguel,  algumas pessoas são homenageadas por sua relevante atuação em favor do crescimento do bairro. Este ano foram homenageados o Tenente Coronel Roberto Fernandes, Albertino Alves Nobre, Pia Tereza de Souza Araújo, Padre Duílio Liburdi, Watfa Abou Arabi e Iwao Morishigue. A cerimônia, realizada na Catedral de são Miguel Arcanjo, dia 28, é uma cortesia da Subprefeitura e Diocese de São Miguel.


Dia 29, na Casa de Brunhosinho aconteceu a Festa Portuguesa, que contou com a participação doGrupo Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos e Rancho do Brunhosinho. Além de presenciar as exibições dos grupos o público pôde saborear algumas das especialidades da culinária portuguesa como bolinhos e postas de bacalhau, lingüiça portuguesa, alheira e caldo verde.


Em novo local, o Desfile Cívico e Militar, foi prestigiado por centenas de pessoas, que foram até  a Av. Pires do Rio, na manhã de 30 de setembro.
Entre os participantes do desfile estavam os heróis da Revolução de 1932, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, CET e Polícia Civil, além de alunos das escolas da região.