Encontro na subprefeitura de São Miguel Paulista discute elaboração de propostas para o uso e ocupação adequados do solo

Na oportunidade, houve ainda oficinas divididas em salas a fim de discutir as principais questões apontadas durante a plenária

 No último sábado, dia 22 de novembro, aconteceu na subprefeitura de São Miguel, zona leste da capital, um encontro tendo como metodologia oficinas, em que o objetivo principal foi promover o debate para apresentação e elaboração coletiva de propostas da revisão participativa da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do solo na cidade.
Um pouco mais sobre o que é a Lei de Zoneamento:
Para quem não sabe, a lei de zoneamento divide áreas de cidade em zonas, que passam a ter regras e objetivos específicos. A discussão em torno dela incluiu temas como: o tamanho e o formato das calçadas, a largura de novas ruas e avenidas, bem como a quantidade e a localização de áreas verdes e de espaços públicos nos bairros.
A regulamentação em discussão também disciplina a densidade de construção de cada região, inclusive estabelecendo níveis máximos. Isso quer dizer que a partir daí a população terá chance de debater se seu bairro comporta ou não novos empreendimentos, e qual o melhor grau de adensamento para o local.
Já nas audiências públicas, a população participou da construção das regras de zoneamento da capital.
Dentre os temas debatidos houve a discussão sobre o tamanho e o uso adequados das construções em cada parte da cidade, e onde deve haver prédios residenciais ou comerciais.
Com cerca de 200 participantes, o encontro rendeu várias contribuições. Os números incluem tanto propostas individuais quanto coletivas, que serão sistematizadas e divulgadas em breve na plataforma de Planejamento Urbano e Gestão da Cidade.