Encontro de Cultura ocorre em São Miguel Paulista

Houve apresentações dos espaços culturais do bairro e propostas de ampliação

Na última quinta-feira (29) foi realizado o “Encontro de Cultura em São Miguel” na Casa de Cultura Antônio Marcos. O encontro foi idealizado a partir de uma iniciativa da Política de Articulação Territorial da Secretaria Municipal de Cultura.
Na ocasião houve a apresentação dos Equipamentos Públicos do território de São Miguel Paulista, exercício de escuta das demandas, sugestões e propostas dos agentes culturais coletivos e pontos de cultura do bairro.
O representante da Supervisão de Cultura, Ronney, iniciou dizendo que a Subprefeitura de São Miguel tem por finalidade a transparência no trato público e no atendimento direto ao munícipe, e que tanto a Subprefeitura quanto a Supervisão de Cultura estão prontas à recepção de projetos culturais e propostas de fomento à cultura que venham de encontro com as necessidades dos moradores.
Ricardo, representante da Casa de Cultura de São Miguel, fez a apresentação da mesma e relatou sobre as oficinas oferecidas pela Casa, frisando a importância da participação de todos os coletivos nos editais em vigência oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Citou sobre a parceria que é realizada entre os órgãos culturais de São Miguel, que possui grande relevância na evolução do distrito.
Já Fernanda, da Biblioteca Municipal Raimundo de Menezes, apresentou os trabalhos realizados pela entidade e ressaltou que o local não é só para leitura, mas também para vários projetos culturais, como os saraus que o coletivo Marginaliária faz aos finais de semana. Disse também que a integração cultural é muito importante para se ter uma agenda pedagógica cheia em que envolva trabalhos de cultura e educação para a região.
Também na oportunidade, o Subprefeito de São Miguel Paulista falou sobre a importância de encontros como este, e que tem o anseio de presenciar o crescimento dos projetos culturais. Sugeriu a criação de um projeto de uma Praça do Samba em São Miguel – que como sabido é um bairro composto por muitos compositores talentosos – que valorizaria o trabalho exercido pelos artistas, criando assim um local de encontro familiar e cultural.
O Subprefeito lançou um desafio em que, com a integração entre as entidades culturais e a Subprefeitura, seja criado um Centro Cultural onde possa abranger diversos seguimentos, como cinemateca, biblioteca, espaço de convivência, espaço para ensaios, estúdio de gravação, espaço digital, salas de reunião, palcos teatrais, etc. O desafio foi aceito por todos os presentes, que sentem a ausência de um equipamento mais amplo.
O representante da Juventude Viva, Fernando, relatou sobre o Festival de Teatro que está sendo desenvolvido no Jardim Helena, que auxilia na formação pedagógica das crianças.
No encerramento do encontro, o ator e diretor do Grupo Teatral Alucinógeno Dramático, Claudemir, se disse feliz com a proposta da criação do festival de teatro e se dispôs a ajudar na construção e apresentação das peças. Aproveitou a oportunidade para comentar sobre o espetáculo Mercado & Sonhos, do grupo artístico ANSUR.

Endereço da Casa de Cultura de São Miguel Paulista: Rua Irineu Bonardi, 169 – Vila Pedroso.
Tel.: (11) 2297-9177