Secretário Antônio Silva Pinto comparece à Subprefeitura de São Miguel Paulista para discutir sobre o ‘rolezinho’ com a comunidade do bairro

Reunião aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2015, no auditório da Subprefeitura

O Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) Antônio Silva Pinto esteve na Subprefeitura de São Miguel na última quarta-feira (4) a fim de discutir, juntamente com a comunidade da região, sobre a questão da realização, organização e segurança dos rolezinhos.
Como é sabido, os rolezinhos são encontros organizados, em sua maioria, por jovens e cantores do ritmo “funk ostentação” através das redes sociais. Os organizadores definem os eventos como um "grito por lazer" e negam qualquer intenção ilegal, porém viraram alvo de investigações policiais. A primeira iniciativa a ganhar repercussão aconteceu no Shopping Metrô Itaquera, Zona Leste de São Paulo, em 8 dezembro de 2013. Algumas lojas fecharam com medo de saques e o centro comercial encerrou o expediente mais cedo.
O secretário, que é apoiador dos encontros, em conversa com o Subprefeito de São Miguel e com a comunidade adepta dos rolezinhos, colocou a Secretaria à disposição para estruturar os eventos:

“Os meninos do rolezinho demonstraram para a cidade e para o país que os muros invisíveis construídos historicamente na sociedade precisam ser demolidos. Eles nos ensinaram que é permitido a todos e a todas, independente de sua origem social e raça, entrarem nos espaços públicos da cidade. Por isso, foi importante iniciar um diálogo diferenciado, que não trabalhasse com a lógica da criminalização”, afirmou.

A Prefeitura de SP chamou para si a responsabilidade de organizar e definir locais seguros e apropriados para a realização dos rolezinhos de modo que não atrapalhem os moradores ao redor, e está convocando as Subprefeituras para a discussão sobre o tema.
No ano passado, vale lembrar que a Subprefeitura de São Miguel recebeu o coordenador da "Associação Rolezinho: a voz do Brasil" Darlan Mendes, para discutir e organizar os rolezinhos de forma compatível com a sociedade. O Subprefeito e a equipe da Subprefeitura estão se empenhando para dar continuidade ao projeto na região, buscando abrir espaço para a expressão da juventude de maneira ordenada e segura.