Comerciantes do bairro discutem perdas com a nova estação da CPTM e dão início ao movimento Viva São Miguel

Não apenas uma frase que parabeniza o bairro, que completa 387 anos em setembro, Viva São Miguel é um movimento que acaba de nascer na região.

Quase 200 pessoas estiveram, nesta segunda-feira, 3 de agosto, no auditório Teotônio Vilela da Subprefeitura São Miguel para discutir os impactos do fechamento da atual  estação ferroviária de São Miguel.
O projeto, que deve começar a ser implantado em 2010, cria uma nova estação  que, entre outras coisas, alterará o fluxo de pedestres  na região comercial do bairro. Segundo o proprietário de uma loja de calçados, Ioannis Evangelos Katsakis, conhecido como Jonnhy, “isso diminuirá em aproximadamente 40% o número de clientes nas lojas. Não queremos que aconteça aqui o que aconteceu em Guaianases ou em Itaquera”, completou fazendo referência a outras estações que mudaram de local ou foram fechadas.
Na reunião, os presentes, em sua maioria comerciantes da região, ouviram e apoiaram a proposta de Jonnhy de que seja construído um terminal de ônibus e um Poupatempo no local da estação que será desativada.
Rafael Bezerra, que há três meses é comerciante na região, foi um dos que aprovou a mobilização. “Eu desconhecia estes projetos e seus impactos no comércio da região. Achei que a reunião foi produtiva e importante, afinal, quanto mais forte for o comércio da região mais pessoas estarão empregadas”, concluiu.
No encerramento, por sugestão do subprefeito Dr. Diógenes Martins, foi criado o Movimento Viva São Miguel que, inspirado em movimento semelhante que trabalha para a revitalização do Centro da capital, “buscará discutir tudo o que queremos fazer acontecer aqui”, sintetizou o subprefeito.
As propostas dos comerciantes serão encaminhadas pelo subprefeito, Dr. Diógenes Martins, aos órgãos competentes. Estiveram presentes na reunião representantes da Sptrans, Associação Comercial  Distrital São Miguel, Conseg – Conselho de Segurança São Miguel, Sindicato dos Comerciários –Núcleo São Miguel, Fórum Urbanístico, entre outros.