2ª Maratona do Verde

Primeiro foram duas mil, agora em sua segunda etapa, a Maratona do Verde plantará mais quatro mil mudas de árvores e, dessa vez, o Parque Cruzeiro do Sul e o Jardim das Camélias foram escolhidos para receber as mudas, inclusive algumas frutíferas, como jabuticaba, goiaba e pitangas. O ‘gigantesco’ plantio, que acontecerá, no próximo sábado, dia 29, a partir das 9h, será uma vitória coletiva para o bairro.

O evento contará com a presença de autoridades e da comunidade local. Após a largada, alunos das escolas municipais e moradores iniciarão o plantio na Avenida Custódio de Lima, em frente ao Carrefour, seguindo pelas margens do Córrego Jacuí até chegar a Avenida Imperador, somando um total de 2 Km de extensão.

A meta de 20 mil mudas será alcançada em mais duas etapas. Uma, com seis mil, seguida por outra de oito mil, alcançando assim o objetivo proposto. O grande desafio desta Maratona, segundo o subprefeito Dr. Diogenes Martins “é que cada etapa seja realizada em apenas um dia”.

A primeira fase da Maratona do Verde ocorreu, dia 6 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Doadas pelo Viveiro Manequinho Lopez, naquele dia, foram plantadas duas mil mudas de 43 espécies, entre elas: quaresmeiras, ipê-amarelo, branco, rosa-anão e roxo, jacarandá-paulista e peroba-rosa.

A atividade contou com a participação de alunos das escolas publicas municipais, estaduais, da Fundação Tide Setúbal e do Colégio Dante Alighieri, além da comunidade local e autoridades, aproximadamente 500 pessoas. Foram contemplados os bairros do Jardim Lapenna e Vila Nair.

A iniciativa da Subprefeitura São Miguel vem ao encontro da Agenda 2012, que, em um das suas propostas de sustentabilidade prevê o plantio de 800 mil árvores, em 96 distritos da cidade de São Paulo. O programa tem o apoio da Secretária do Verde e Meio Ambiente e da Diretoria Regional de Educação São Miguel.