Prefeitura e Caixa definem procedimento para liberar FGTS aos trabalhadores do Jd. Helena

Moradores de área atingida pela enchente terão direito a saque do Fundo de Garantia. O Estado de Calamidade Pública foi decretado pela Prefeitura em 13 bairros. A CAIXA montará uma central exclusiva para esse atendimento

Reunião entre a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal definiu estratégias e ações a serem adotadas, por ambas as instituições, para viabilizar o saque do FGTS aos trabalhadores que moram no Jardim Helena, distrito da Subprefeitura São Miguel, que teve Estado de Calamidade Pública decretado pela Prefeitura em 13 bairros. A liberação do FGTS começará a ser feita no início de maio. A data será definida nos próximos dias.

O estado de calamidade foi reconhecido nos bairros Jardim Romano, Chácara Três Meninas, Vila das Flores, Jardim São Martino, Jardim Novo Horizonte, Vila da Paz, Jardim Santa Margarida, Vila Seabra, Jardim Noêmia, Vila Aimoré, Vila Itaim, Jardim Pantanal e Jardim Helena.

Terá direito ao saque do FGTS somente o trabalhador que residir na área alagada ou atingida pela enchente. As áreas foram delimitadas no Formulário de Avaliação de Danos, constante no processo que estabeleceu o estado de calamidade.

O valor do saque será o total existente na conta vinculada, limitado a
R$ 4.650,00 por conta de FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.

O FGTS poderá ser sacado em qualquer agência da CAIXA cinco dias úteis após o pedido. Para os valores até R$ 1 mil, o recebimento poderá ser realizado em Lotéricas ou em máquinas de auto-atendimento nas agências da CAIXA, para quem tiver o Cartão do Cidadão com senha. A vantagem dessa opção é que a retirada poderá ser feita em horário comercial, mais amplo que o atendimento bancário.

Para fazer a solicitação do resgate será necessário um comprovante de FGTS (como um extrato, ou cartão do Cidadão, ou nº de PIS), documento de identidade original, Carteira de Trabalho e um comprovante de residência em nome do titular da conta do FGTS emitido nos últimos 120 dias anteriores ao evento de calamidade.

A Subprefeitura São Miguel reforma espaço onde será criada uma Central da CAIXA para atendimento exclusivo aos moradores. Os equipamentos e equipe de trabalho serão selecionados e disponibilizados pela CAIXA. Em data posterior, a CAIXA e a Prefeitura divulgarão o local, datas e horários para os pedidos de saque do FGTS.



Assessorias da Imprensa:

Prefeitura de São Paulo -
Subprefeitura São Miguel
Fones: 2297-9200


Caixa Econômica Federal – Regional SP
Fones (11) 3101-5413/14