Varrição de Ruas e Limpeza Pública

A cidade de São Paulo foi dividida em duas áreas e dois consórcios atuam na realização dos serviços de varrição e complementares – que compreende a remoção de entulho, lavagem de vias e monumentos, conservação de logradouros, capinação e pintura de guias. Também é de responsabilidade dos consórcios serviços como a operação de Ecopontos, limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo, remoção de inservíveis, e a limpeza, higienização e manutenção das lixeiras da cidade.

Ao todo, são cerca de 13.000 pessoas e 660 veículos para a realização desses trabalhos – também conhecidos como serviços indivisíveis de limpeza urbana - em cerca de 7.800 quilômetros de vias por dia em São Paulo. Apenas no serviço de varrição, são coletadas 288 toneladas de resíduos por dia. A limpeza da calçada, pela lei atual, é de responsabilidade do proprietário. O serviço de varrição é realizado de segunda à sábado. 

Sugestões, Dúvidas e Reclamações
A população também pode participar ativamente da limpeza da cidade não jogando lixo em via pública e avaliando o serviço feito pelas empresas. Em casos de maus serviços, o contrato poderá inclusive ser cancelado. É importante que o munícipe colabore, registrando sua opinião sobre os serviços de limpeza urbana. Todas as avaliações são redirecionadas à um banco de dados que é levado em conta na remuneração da empresa que presta o serviço.

Para informações, sugestões e reclamações de lixo em vias públicas ligue no Disque Limpeza, através do telefone 0800-7777156 (atende das 8h às 18h), ou clique aqui.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Serviços