Coleta de Lixo em São Paulo

A cidade gera, em média, 20 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). Só de resíduos domiciliares são coletados cerca de 12 mil toneladas por dia. Os trabalhos de coleta de resíduos domiciliares, seletivo e hospitalares são executados pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga. Diariamente é percorrida uma área de 1.523 km² e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela coleta. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados 500 veículos (caminhões compactadores e outros específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde). A Loga realiza a coleta da região noroeste da cidade de São Paulo. Além da coleta, a Loga administra o aterro Sanitário Bandeirantes, em Perus, e o transbordo Ponte Pequena. A Ecourbis realiza a coleta da região sudeste e administra os aterros CTL (Central de Tratamento de Resíduos Leste) e São João (desativado), ambos na Avenida Sapopemba, além dos transbordos Vergueiro e Santo Amaro.

Dia e Horário
As datas e horários em que as coletas domiciliar e seletiva são realizadas em sua rua podem ser consultados nos sites das empresas Loga e Ecourbis, ou ainda, no site da Prefeitura.

De acordo com a Lei 13.478/2002, Artigo 151, é proibida a colocação dos resíduos acondicionados na calçada, no período diurno, com antecedência maior que 2 (duas) horas imediatamente anteriores ao horário previsto para a coleta regular, ou antes das 18 horas, nas hipóteses em que a coleta regular seja efetuada no período noturno. Portanto, na coleta diurna, o saco de resíduo deve ser colocado até 2 horas antes da coleta e no período noturno pode ser colocado somente após às 18h.

A Prefeitura pede a colaboração do munícipe para que coloque o saco de resíduo na calçada o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor, evitando que os sacos fiquem expostos por mais tempo na calçada ou que sejam rasgados por pessoas que buscam materiais recicláveis.

A população, além de reclamar, também deve denunciar a falha no atendimento de coleta ou mesmo pessoas que depositam os sacos na rua antes do horário. As denúncias podem ser feitas através do Alô Limpeza (3397-1723).

 

Fonte: Secretaria Municipal de Serviços