Cai o número de queixas sobre iluminação na Ouvidoria Geral do Município

Redução foi de 50% no primeiro trimestre de 2016 comparado a igual período de 2015

No primeiro trimestre deste ano, a Ouvidoria Geral do Município foi acionada 177 vezes para registrar reclamações relacionadas a problemas de iluminação na cidade. Esse total é praticamente a metade do que foi verificado no mesmo período em 2015, quando, dos 3.867 protocolos abertos (atendimentos) pelo órgão, 389 foram sobre iluminação.

A queda, de acordo com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), é em decorrência da modernização do parque luminotécnico da cidade. Das cerca de 618 mil lâmpadas instaladas, 255 mil foram remodeladas (substituição de lâmpadas com baixo potencial de iluminação por outras mais potentes) nos últimos três anos, além da implantação de outras 52 mil, também eficientes. Sem contar as lâmpadas LED, que passaram a ser uma realidade em diversos bairros da capital a partir do final do ano passado.

Além da Ouvidoria, o munícipe tem três canais para solicitar reparos na iluminação pública. São eles:

Ligue Ilume - 0800-779-0156
Serviço disponível 24 horas por dia, todos os dias. Este é o canal adequado para as demandas frequentes relacionadas à iluminação pública (via sem luz, reparo de lâmpadas, reposição de fios etc)

http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

• Aplicativo Take Vista
Funciona como uma espécie de mídia social. Por seu intermédio, o munícipe pode registrar as irregularidades por meio de fotos ou vídeos e enviá-las para a hashtag (#) "IluminacaoPublica". Se preferir, poderá descrever os problemas encontrados ou, até mesmo, fazer comentários.
Um dos grandes trunfos do aplicativo é que os eventos (fotos, vídeos, áudios) ao serem registrados armazenam automaticamente as coordenadas geográficas de onde são gerados, não necessitando, portanto, mencionar a localidade do que se pretende informar.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Serviços