Subprefeitura realiza limpeza de entulho

Morador acumula lixo no quintal e na calçada de sua casa

A Subprefeitura Sapopemba realizou ação de remoção de entulho na casa de um morador que acumula lixo. O serviço foi realizado pela equipe de Varrição de Ruas e Limpeza Pública e pela equipe de Desfazimento, com a participação de 22 pessoas, e foi utilizado um caminhão e uma retroescavadeira. 

O morador da rua Divinolândia de Minas, na Vila Bancária, estava acumulando lixo tanto em seu quintal, como na calçada, atrapalhando os pedestres que precisavam utilizar a via pública, e atrapalhando ele mesmo à entrar em sua residência. 

As equipes realizaram a limpeza e orientaram o morador sobre os problemas causados pelo acumúlo de lixo. 

Na cidade de São Paulo, a lei proíbe a deposição de entulho em vias e logradouros públicos e permite que cada imóvel gerador encaminhe o máximo de 50 kg de entulho por dia para ser recolhido pela Prefeitura através da coleta domiciliar convencional, desde que os resíduos estejam devidamente acondicionados.

Outra opção é encaminhar o entulho para os Ecopontos, que são unidades para o descarte gratuito diário de até 1m³ (um metro cúbico) de entulhos, madeiras, podas de árvores e grandes objetos.

Na região de Sapopemba há 2 unidades que ficam na rua dos Vorás, n°25 e rua Francisco Usper, n°550. O funcionamento acontece de segunda a sábado das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Podem ser descartados entulho de até 1m³, grandes objetos como móveis, restos de poda de árvores etc, e resíduos de recicláveis.

A população pode depositar o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Ligue 0800-7777156 para mais informações.

Na medida em que são geradas quantidades superiores à estabelecida em lei, o gerador é o responsável pela remoção e pela destinação do entulho. Portanto, se faz necessário contratar o serviço legalizado das empresas transportadores que operam com caçambas.

É importante verificar, antes de contratar o serviço, a lista das empresas cadastradas pela administração municipal, porque somente as regularizadas podem descartar o entulho em aterros de resíduos da construção, dando disposição final ambientalmente adequada aos materiais.

Quem contrata o serviço de caçambas deve exigir:

• Contrato da empresa que demonstre claramente a responsabilidade do transportador pela correta destinação do entulho em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados de resíduos da construção;
• Uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo (CTR), documento comprobatório de que o entulho foi entregue em área licenciada para a destinação adequada dos resíduos da construção.

Se o gerador agir dessa forma, estará fazendo a sua parte para colaborar com a construção de uma cidade mais bonita e evitará ser responsabilizado pela deposição irregular de entulho na cidade.

Cata-bagulho
A Prefeitura de São Paulo trabalha para melhorar a vida da população, nesse sentido procura desenvolver e ampliar as políticas públicas. Outra ação da Prefeitura para proporcionar à população a oportunidade de descartar materiais em desuso de forma correta, é a operação Cata-bagulho.

A operação acontece todos os sábados das 7:00 às 12:00 em regiões diferentes do bairro divididas em setores. Podem ser descartados objetos em desuso, como, móveis velhos, camas, colchões, armários, fogões, pneus, madeira, metal e eletrodomésticos, deixados nas calçadas. Vale lembrar, que não serão recolhidos entulho, lixo domiciliar, material de jardinagem, alimentos.

O serviço possui o objetivo de prevenir o depósito de materiais inservíveis em locais inapropriados e proibidos, evitando assim, problemas futuros à população.

Caso o munícipe queira descartar algum item como entulho, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-bagulho, é possível solicitar na Subprefeitura de sua região que inclua a via na programação futura do serviço, através do telefone 156 ou no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nas Praças de Atendimento. Veja aqui a programação da operação em Sapopemba.

 


Assessoria de Imprensa - SPSB