Centro de São Paulo terá boulevard cultural neste fim de semana

Com 24 horas de atrações, a Virada Cultural traz cinema, música, artes visuais, dança e literatura.

Este fim de semana promete ser agitado para quem sair em busca de cultura. Nos dias 20 e 21 de maio, a Virada Cultural oferece à população mais de 400 atrações durante 24 horas, por todas as regiões da Cidade. A segunda edição do evento concentra grande parte da programação na região central, onde foi criado, especialmente para a festa, o Boulevard São João, entre o Vale do Anhangabaú e avenida São João. No local, será feita a abertura do evento , a partir das 18 horas do sábado, pelo cantor João Bosco e a banda Mantiqueira.

A programação segue durante toda a noite de sábado e na madrugada de domingo, com espetáculos e intervenções espalhados por calçadões, praças e largos. A disposição das atrações será contínua, o que permitirá ao público, com curtas caminhadas, ter acesso a diferentes manifestações culturais. No Boulevard São João, entre 14 e 17 horas de domingo, o projeto Samba de São Paulo levará ao mesmo palco grandes nomes da MPB, como Jair Rodrigues, Ná Ozzeti, Paulo Vanzolini e Maria Alcina.

"Toda essa efervescência cultural pelas ruas faz com que as pessoas se apropriem dos espaços públicos e ajuda na revitalização da região central", diz o subprefeito da Sé e secretário de Coordenação das Subprefeituras Andrea Matarazzo.

Confira outros destaques da programação da Virada Cultural no Centro:

· A Praça do Patriarca sediará edição especial do Mercado Mundo Mix.

· Cinemas das regiões dos Jardins, como Reserva Cultural, HSBC e Cinesesc, além da Cinemateca, também terão sessões durante a madrugada de 20 para 21 de maio.

· No Museu de Arte Sacra haverá missa campal, quadrilha da corte e shows de música eletrônica e instrumental.

· O Museu da Língua Portuguesa ficará aberto até meia noite de sábado (20) e no domingo das 10 às 18 horas (21), com performances no saguão.

· A Rua do Choro, no Largo General Osório, antecipa o início da Virada Cultural, a partir das 14 horas do sábado, com apresentação do conceituado flautista Toninho Carrasqueira, do grupo As Choronas e da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo, sob a regência de Daniel Cornejo.

· O grupo de ciclistas do Circuito Pedal fará um passeio pelo centro da cidade, em visita aos museus históricos, a partir do prédio da Casa das Rosas, às 19h30, do sábado.

· A Pinacoteca do Estado, aberta das 10h às 24h de sábado, abrirá duas novas exposições: Vila Olímpia, de Fernando Stickel e Sonhos Diurnos, de Marcos Duprat.

· No Parque da Luz, um passeio noturno com lanternas, sob a coordenação de um educador, mostrará as esculturas do local sob uma visão diferente.

SOBRE A VIRADA CULTURAL

A grande maratona cultural de 24 horas em todas as regiões da Cidade, que já faz parte do calendário cultural de São Paulo e que objetiva levar as pessoas a se apropriarem do espaço público, assumindo e celebrando a cidade por meio da cultura. A maior parte da programação é gratuita.A primeira edição ocorreu em novembro de 2005, com mais de 3 mil artistas que se apresentaram em 250 locais.

O evento é realizado pela da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, o Sesc-São Paulo e a SP Turismo e conta com o apoio da CET, SPTrans, Metrô, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, além das Subprefeituras.

Museus e outros espaços da Secretaria Estadual de Cultura, além das unidades do Sesc e parques da cidade, também terão programação especial durante a Virada e todas as linhas e estações do metrô ficarão abertas durante as 24 horas, exceto a linha 5, que vai do Largo 13 ao Capão Redondo.

A programação completa do evento está em www.viradacultural.com.br

Serviço
Virada Cultural 2006
Quando: dias 20 e 21 de maio
Horário: a partir das 18 horas de sábado, com duração de 24 horas
Onde: Em todas as regiões da Cidade