Prefeitura inaugura escolas

Após seis anos de espera os alunos das escolas municipais EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves e EMEI Prof Edalzir Sampaio Liporoni acabam de ganhar uma nova escola. O prefeito José Serra entregou as primeiras unidades da região que substituíram as “escolas de lata”, na sexta-feira, dia 27.
 
De acordo com o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Antonio Perosa, a administração cumpre a promessa de acabar com as escolas de lata. “Desde o começo da campanha o compromisso do prefeito José Serra foi o de construir novas unidades educacionais e eliminar de vez as antigas escolas de lata”, afirma.
 
Durante o evento o subprefeito, relembrou o momento dramático quando assumiu o cargo em fevereiro de 2005. “A escola de lata Paulo Carneiro sofreu um incêndio acidental. A cozinha, o teto da área administrativa e a fiação elétrica foram destruídos. Nós tivemos de providenciar a transferência dos alunos para um prédio do Governo do Estado, onde funcionava a antiga Escola Estadual Jenny Klabin Segall – desativada por falta de demanda”, disse.
 
A construção dos prédios durou cerca de nove meses e custou:

EMEF Paulo Carneiro: R$ 2.064.531,26.

EMEI Edalzir Liporoni:R$ 1.716.788,26.
 
Ainda neste ano, outras três unidades de alvenaria serão inauguradas: uma na Vila Guilherme e duas na Chácara Bela Vista.
 

Histórico

 
A EMEF Paulo Carneiro foi inaugurada em 2000 e funcionava em situações precárias. A diretora Luzia Moniz da Câmara Valério e a assistente de direção Maria Lígia Quinto Belzega descrevem os momentos dramáticos. “As paredes entre as salas estavam soltas e eram abertas. O barulho era muito grande. As professoras precisavam gritar para conseguir dar a aula”, relembram.
 
Em agosto de 2004, começaram as obras da nova escola, mas foram paralisadas dois meses depois devido ao não pagamento dos serviços prestados.
 
Já as crianças da EMEI Prof Edalzir Sampaio Liporoni, utilizavam a antiga sede da Funerária situada ao lado do terreno.