Casamento Comunitário: sonhos realizados

Oitenta e dois casais disseram “sim” ao mesmo tempo aos juízes de paz no sábado, dia 08 de outubro, durante cerimônia de casamento coletivo no Parque do Trote. O prefeito José Serra e a Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, foram padrinhos dos dois primeiros casais.
O evento foi organizado pela Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme que preparou algumas surpresas para os noivos. O Quinteto de Metais da Orquestra de Repertório da Secretaria Municipal de Cultura tocou uma Marcha Triunfal quando os casais passaram pelo tapete vermelho coberto por uma alameda de flores. O Coral Jovem da Igreja Adventista do 7° Dia cantou Happy Day e um hino de amor para embalar os corações apaixonados.
O “Casamento Comunitário” beneficiou pessoas de baixa (ou nenhuma) renda do Parque Novo Mundo, Vila Curuça, Cidade Nova, Vila São João e Vila Nova Tietê.
Os noivos – em praticamente todos os casos – já moravam juntos, tinham filhos e viram no evento uma oportunidade de legalizar a situação e ter respeito na sociedade, como foi o caso de Cecília da Costa. Junto de André há 6 anos, acreditava nos benefícios do casamento. “Esta história de só morar junto não me contentava. As pessoas olham “torto” quando a gente não está casado no papel”, afirma.
A cerimônia marcou algumas uniões importantes, como a de Margarida Soares, 74 anos e Francisco Joaquim, 66 anos. Juntos há 44 anos, a noiva nunca havia pensado em oficializar a união. “Eu perguntei para ele se queria casar comigo e ele disse sim”, diz sorrindo.
Depois de 14 anos morando com Benedito Brás, 65 anos, Olinda Pereira, 58, estava emocionada ao se casar pela primeira vez. O sentimento foi ainda maior ao ver sua filha Andréa Pereira, 27, se casar com José do Egyto, 27 anos. “Sempre tive o sonho, mas nunca pude pagar. Foi nossa oportunidade”, comenta Andréa.
A certidão de casamento foi entregue na hora aos recém-casados. Uma pequena recepção com bolo, refrigerante e maionese foi servida aos noivos e seus convidados. Mais de duas mil pessoas participaram do evento.
Os padrinhos dos casais foram ilustres: O secretário da Cultura Carlos Calil e sua assessora Beatriz Amaral; o secretário do Verde Eduardo Jorge e sua esposa Yamma; o secretário das Subprefeituras Walter Feldman e sua esposa, a secretária adjunta de Participação e Parceria Elcita Ravelli; o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme Antonio Perosa e sua esposa Ieda Botturas e os janistas Tobias Mandelman e Virginia Lima.
De acordo com o subprefeito Antonio Perosa a expectativa da Prefeitura é repetir o evento nos próximos anos. “Acredito que é uma forma de fortalecer os laços e ao mesmo tempo estruturar famílias”, afirma.