Subprefeitura cadastra 85 árvores da Rua Maria Cândida

Análises fazem parte do Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas (SISGAU)

Neste mês, a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme está implantando, em sua Unidade de Áreas Verdes, o Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas (SISGAU). A intenção é cadastrar o maior número possível de árvores da região, a fim de conservar, renovar e ampliar a arborização local.

O programa, desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, já começou em outras áreas da cidade, como a Lapa, por exemplo.
Para iniciar os trabalhos, dois engenheiros agrônomos e uma bióloga, funcionários da Subprefeitura, foram capacitados para utilizar o software de cadastramento. Todos os dados técnicos das árvores devem ser inventariados e é possível detalhar informações sobre a existência de fungos, cupins, brocas, formigas e, também, constatar os exemplares que correm risco de queda ou de interferência na rede elétrica. O diagnóstico contempla mais de 60 itens, como localização, condições do entorno, canteiro, permeabilidade, avaliação do sistema radicular, do colo, do tronco, da copa, etc.

Em uma etapa inicial, foram cadastradas as árvores da Rua Maria Cândida, na Vila Guilherme. Em seis dias de trabalho, foi constatada a existência de 85 árvores no local e cada uma delas deve ter suas características minuciosamente estudadas. A idéia é expandir essa análise para outras vias importantes da Vila Maria, da Vila Guilherme e da Vila Medeiros, a fim de que se possa ter uma noção mais aprofundada do estado das áreas verdes da região.